×
18/05/2022 12h00 Há 738 dias
Aberta a Exposição virtual “Da casa à cidade”

   

Marilu Trevisan, obra "Engenho Central"


     “Da Casa à cidade – Notas visuais sobre uma cidade em quarentena” traz a experiência do processo criativo de seis artistas em tempos de isolamento na cidade de Piracicaba/SP.

    Esta exposição tem a curadoria de Bruna Caritá e Rafael Gonzaga, produção de Lina Agifu e Bruna Epiphânio, trilha sonora de Jean Goldenbaum e participação dos artistas: Diógenes Moura, Erasmo Spadotto, Giulia Zen, Marilu Trevisan, Renata Oliveira e Tikka Meszaros.

    O projeto realizado em forma de exposição virtual em vídeo, e agora materializado nesta mostra, deseja construir uma narrativa que exprima os anseios, medos, esperanças vividas pelo artista durante a quarentena na pandemia de Covid-19.

    A Exposição virtual “Da casa à cidade - Notas visuais sobre uma cidade em quarentena” foi realizada pela Escola Bauhaus Piracicaba através do PROAC e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contemplada pelo Edital nº 10/2020 para registro e licenciamento de exposições inéditas de artes visuais para visitação online e tem a exclusividade e exibição próxima na plataforma #CulturaEmCasa

    Esta exposição virtual concebida em 2020 e filmada durante a pandemia em 2021 tem o objetivo de apresentar a visão de seis artistas sobre a experiência da pandemia na cidade de Piracicaba vista a partir da sua casa, a partir dos seus modos de viver e do seu cotidiano doméstico. Sendo a CASA pensada aqui em seu sentido literal e simbólico – como o corpo do artista.

    Neste contexto “da casa à cidade” a arte é entendida como uma extensão do corpo do artista. Corpo que será pensado aqui como CASA. Os artistas, como as casas, têm portas, janelas, telhados, paredes, teto e chão. As casas, assim como os artistas, têm mãos, olhos, cabelos, pele, pés e a boca. Quando o artista cria sua arte ele estabelece uma conexão que vai da CASA ao MUNDO para o público, que é o remetente da sua expressão.

    Os trabalhos selecionados revelam a construção da multiplicidade de olhares sobre a vivência do artista em seu isolamento, seu contexto social e como a quarentena causada pela pandemia de alguma maneira influenciou e inspirou a criação das obras que serão expostas nesta mostra.

    A realização desta exposição, inicialmente em vídeo e agora concretizada na galeria da Escola Bauhaus foi uma forma também de promover o encontro e a interação dos artistas, já que todo o projeto foi originalmente filmado de forma individual na casa/ ateliê de cada artista mantendo os protocolos de distanciamento social.

    A abertura da exposição na Escola Bauhaus Piracicaba, na Rua José Pinto de Almeida, 258, Bairro Alto, foi nesta quinta-feira 12 de maio às 20 horas. Na abertura houve a exibição do trailer do projeto, roda de conversa com os artistas e o som de Felipe Salvego.

  

Erasmo Spadotto, obra "Concreto"


    SERVIÇO

    Exposição “Da casa à cidade – Notas visuais sobre uma cidade em quarentena” 

   Encerramento: 25 de junho - Visitação de segunda a sexta das 09 às 19h / sábados das 09 as 13h 

    Curadoria de Bruna Carita e Rafael Gonzaga e produção de Lina Agifu e Bruna Epiphânio.

    Trilha sonora de Jean Goldembaum

    Artistas: Diógenes Moura, Erasmo Spadotto, Giulia Zen, Marilu Trevisan, Renata Oliveira e Tikka Meszaros.

    Local: Escola Bauhaus Piracicaba: Rua José Pinto de Almeida, 258 - Bairro Alto


    Foto 1 (capa) - Diógenes Moura, obra "Folhas na janela"


Autoria: Bruna Caritá Fonte: