Em recente assembleia, professores referendaram as
propostas aprovadas na reunião do Conselho Estadual de Representantes (CER) da
Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São
Paulo) para que não seja feita adesão a chamada “nova carreira” no magistério,
que é extremamente prejudicial à categoria.
Na assembleia, coordenada pela presidenta da Apeoesp,
a deputada estadual Professora Bebel (PT), no vão livre do Masp, em São Paulo, foi estabelecido também que a
entidade realizará nova reunião do CER no próximo dia 30, para debater e aprovar novas ações de luta e
realização de assembleia estadual em maio, inclusive com o debate sobre a
possibilidade de greve pelo atendimento das reivindicações.
De acordo com a Professora Bebel, a Apeoesp continuará
exigindo da Secretaria Estadual da Educação o agendamento de reunião com a
entidade para que se possa tratar da pauta de reivindicações dos professores,
entre elas a revogação do subsídio.
Enquanto isso, “os professores estão sendo orientados a não optar pela farsa da
‘nova carreira’. Após a aprovação do subsídio pela maioria governista da
Assembleia Legislativa, a luta central é pela revogação da farsa da "nova
carreira", que passa pelo debate com a nossa categoria para que não opte
pelo subsídio e para que lute pela melhoria e aperfeiçoamento da nossa
carreira, com valorização profissional”, diz.
Os professores também reafirmaram a reivindicação por reajuste
imediato de 33,24% para toda a categoria, da ativa e aposentados, implementação
da meta 17 do Plano Nacional e Estadual de Educação, cumprimento integral da
lei do piso salarial nacional, aplicação
correta e verdadeira da jornada do piso, condições de categoria F aos
professores da categoria O até que haja concurso, realização de concursos públicos já!, fim do
confisco salarial de aposentados e pensionistas, máximo de 25 estudantes por
sala de aula e condições de trabalho para os professores que lutam contra os
programas excludentes da Secretaria Estadual da Educação e fortalecimento dos
conselhos de escolas.
Autoria: Vanderlei Zampaulo Fonte: Apeoesp