×
26/03/2022 14h13 Há 813 dias
Carlos ABC faz tarde de autógrafos e distribui livros gratuitamente

    Ator e diretor teatral, cenógrafo, carnavalesco, dramaturgo, figurinista e uma alma circense, Carlos ABC promoverá uma tarde de autógrafos com seu livro “o ABC de Carlos ABC”, que será distribuído gratuitamente durante o evento, a se realizar no próximo sábado (dia 26 de março), às 15h, na Biblioteca Pública Municipal.

    Lançado no dia 29 de dezembro de 2021, a obra foi escrita por Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, com prefácio de outro celebrado artista piracicabano, Romualdo Sarcedo, a publicação é toda ilustrada por caricaturas do bibliografado, que foi generosamente retratado ao longo da carreira pelos traços de Amaurí Ribeiro, Condé, Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto, Fausto Longo, Paffaro, Paulo Branco e pelo renomado Paulo Caruso.

    Com ótimas histórias, imagens não faltam a obra, fartamente ilustrada com fotos da época de ouro do carnaval piracicabano, que o artista por tantos anos colaborou, e de sua rica produção cultural, como peças de teatro, shows e montagens cênicas dos mais variados gêneros e estilos. 

    O livro é um repositório da movimentação cultural da cidade de Piracicaba, a partir de meados dos anos 1970, e traça uma linha do tempo paralela sobre a vida artística de Carlos ABC, em um verdadeiro registo histórico que se confunde a todo momento por meio de uma narrativa valiosa sobre os acontecimentos vividos a partir de sua estreia no mundo das artes.

    Aos 64 anos, tendo vivido 46 sob o palco ou, atrás dele, Carlos ABC é autodidata sem modéstia, momento único que o distingue de seu arraigado caipirismo, mas que nunca deixou contagiar sua obra do ponto de vista técnico.

Embora a temática caipira esteja fortemente presente em sua produção, sua técnica vem de anos de prática, aprendizados acumulados no exterior, em estudos na Itália e na Argentina, mescladas a seu aspecto interiorano, comportamento que deixou fluir como poucos e que se reflete em suas experiências e, agora, em suas memórias.

    No site da theatron.com.br está disponibilizado o áudio do livro que poderá ser ouvido pelo próprio Carlos ABC, pela autora, Maria Teresa, e também nas vozes de Marcos Thadeus, Romualdo Sarcedo e Washington Poppi.

     Sobre a autora

    Maria Teresa Silva Martins de Carvalho é formada em Serviço Social e trabalha no Tribunal de Justiça de São Paulo como assistente social. Além da biografia de Carlos ABC, é autora da obra Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba: Memória Estética e Trajetória da Associação Cultural e Teatral Guarantã, de 2015. Para a autora, a trajetória de Carlos ABC confunde-se com a história do Brasil e da cidade de Piracicaba. “ABC pertence a todos nós, ao nosso imaginário e sentimento coletivo”, afirma Maria Teresa.

 

SERVIÇO
Tarde de autógrafos com Carlos ABC com distribuição gratuita do livro “o ABC de Carlos ABC”, de Maria Teresa Silva Martins de Carvalho


Data: dia 26 de março, às 15h - sábado

Local: Biblioteca Pública Municipal 

Av. Saldanha Marinho, 333 - Piracicaba/SP

Editora:‎ Theatron

Valor: Distribuição gratuita na noite de lançamento

Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura e Magazine Luiza

Copatrocínio: Arazzo

Apoio: Grupo Botija, Jornal de Piracicaba, Prefeitura de Piracicaba Secretaria Municipal da Ação Cultural

Realização: Theatron - Marcos Thadeus, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo

Autoria: Fonte: Prefeitura de Piracicaba