×
22/04/2022 17h30 Há 723 dias
Defesa Civil do Estado realiza oficina de prevenção a incêndios

    Piracicaba sediou as Oficinas Preparatórias Operação  stiagem (OPOE)realizadas pela Defesa Civil do Estado, com o objetivo de proporcionar aos agentes e gestores municipais de proteção e defesa civil conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período da estiagem, quando há aumento do foco de incêndios. A ação, que aconteceu no Engenho Central, reuniu 70 agentes de 24 municípios da região.

    Carlos Beltrame, secretário de Governo, lembrou que Piracicaba tem sediado esses eventos promovidos pela Defesa Civil Estadual pela sua destacada importância na Região Metropolitana. “Antes, esses treinamentos eram realizados em Campinas, reunindo até 90 municípios. A realização em Piracicaba facilita a locomoção dos representantes das cidades vizinhas e o aprendizado se torna mais acessível, com a presença de grupos menores”, comentou.

    OFICINA EM 2 FORMATOS - O capitão da Polícia Militar Vágner, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, lembrou que as oficinas preparatórias são realizadas neste ano em dois formatos, sendo a primeira fase (EaD) de 4 de abril até 30 de setembro, voltada para a população de maneira geral, sem limite de participantes, com acesso pelo site escola.defesacivil.sp.gov.br

    A segunda fase, realizada de maneira presencial, consiste em treinamento prático de campo, aplicado pelo Corpo de Bombeiros junto aos agentes da defesa civil, abordando ensinamentos sobre técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além de ensinar o uso correto de equipamentos e regras de segurança para deslocamento em mata.

    O nosso grande trabalho é de prevenção aos incêndios. A sabedoria popular nos ensina que devemos ficar alertas em situações em que a temperatura esteja acima de 30 graus, a umidade relativa do ar esteja abaixo de 30% e a velocidade do vento acima de 30 km/hora”, frisou o capitão.

    Jeferson de Oliveira Campos, da Defesa Civil de Bragança Paulista, avaliou o conteúdo ministrado no treinamento como relevante e fácil de colocar em prática. Para ele, o uso da tecnologia no controle das condições climáticas também tem se mostrado importante no trabalho de prevenção aos incêndios.

    Vinícius Martins Moreira, da Defesa Civil de Limeira, participou dos treinamentos com outros três agentes do seu município. Ele classificou como valiosa a técnica aprendida sobre os aceiros, quando raspa-se uma área de vegetação de forma que fique uma área de isolamento entre as vegetações, evitando assim a passagem do fogo.

    Participaram das oficinas representantes de Araras, Iracemápolis, Leme, Limeira, Capivari, Charqueada, Piracicaba, Santa Maria da Serra, Itirapina, Rio Claro, Espírito Santo do Pinhal, Itupeva, Joanópolis, Cabreúva, Nova Odessa, Americana, Arthur Nogueira, Santa Barbara D'Oeste, Sumaré, Santo Antônio do Jardim, Campinas, Bragança Paulista, Valinhos e Vinhedo.

 Foto: Divulgação / Justino Lucente

Autoria: Maurício Cantoni - CCS Fonte: Prefeitura de Piracicaba