×
19/08/2022 16h41 Há 604 dias
Engenharia de Produção da EEP lança livro com TCCs de alunos

   Com a proposta de evidenciar os resultados extremamente positivos apresentados por empresas e empreendimentos que tiveram projetos de gestão elaborados a partir de TCCs de seus alunos, o curso de Engenharia de Produção da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba lançou o livro “Engenharia de Produção: Conceitos e Aplicações – Vol 1”.  
    A obra aborda de forma didática e criativa estudos de casos relacionados à área e pode ser obtida pelo http://www.lifeeditora.com.br/loja/produto/engenharia-da-producao-conceitos-e-aplicacoes-ebook/.  

    “Sob a coordenação e orientação de professores, os projetos apresentados na publicação foram desenvolvidos dentro das empresas por mérito dos alunos, que encabeçaram os processos, transformando a experiência em cases”, conta o coordenador de curso André de Lima, organizador da publicação ao lado da Profª Graziela Oste Graziano Cremonezi. Ela, inclusive, assina o prefácio da publicação, convidando os interessados a “uma viagem por meio do aprendizado através das pesquisas apresentadas, dando maior amplitude ao processo de socialização do conhecimento”.  

    Lima conta que o livro tem 10 capítulos coordenados por professores orientadores de forma a documentar o que vem sendo feito no curso, contribuindo para o conhecimento teórico e prático de alunos, profissionais da área e demais interessados, bem como para a aplicabilidade de temas relacionados à Engenharia de Produção.  
    “Além de mim que assino dois capítulos, também são orientadores na publicação os professores Alberto Martins Junior, Francisco Constantino Crócomo, Marcelo Zambom, Eduardo Buoso e José Carlos Martins Jr”, disse Prof. André de Lima, lembrando que os capítulos são compostos por oito TCCs e dois projetos interdisciplinares desenvolvidos durante o curso. Ele ressalta também o caráter integrador e extensionista da publicação, que foi estruturada tendo como eixos o ensino, a pesquisa e a extensão. 

    Para o Prof. Francisco Crócomo, a publicação revela a capacidade e o potencial do engenheiro de produção formado pela EEP, com dinâmicas e práticas de projetos dentro de empresas que fazem toda diferença. “No capítulo que dediquei à disciplina de engenharia econômica, por exemplo, o grupo desenvolveu estudos e projetos para avaliar a viabilidade econômica de instalação de um restaurante tipicamente nordestino em Piracicaba”, disse.  
    Ao destacar o mérito do livro, o Profº Alberto Martins Jr diz que a iniciativa permite aos alunos de graduação lançar livros com seus trabalhos de cursos. “Isso geralmente ocorre durante uma pós-graduação, mestrado ou doutorado”. Para ele, trata-se de um “grande feito” para o curso, para a EEP e para a FUMEP. “Parabéns à coordenação de curso e à Instituição pelo mérito; nossos alunos merecem essa tratativa”. 

    Na análise do Prof. Marcelo Zambom, a extraordinária iniciativa de produzir o livro revela o alcance do conteúdo programático das disciplinas e do corpo docente do curso, bem como a transmutação disso no potencial dos alunos de aprender e se desenvolver. “Destaque para a capacidade que eles têm de produzir conhecimento e registrar esse conhecimento de forma a alcançar outras pessoas. Que essa iniciativa seja a primeira de muitas”. 

    O Prof. José Carlos Martins Jr, por sua vez, considera que os trabalhos apresentados no livro trouxeram melhorias significativas no desempenho e na produtividade dos ambientes onde foram implementados. Segundo ele, com a publicação, muitos outros profissionais poderão se inspirar nas ideias tratadas, bem como nas estratégias e ferramentas utilizadas. ”Através da divulgação de trabalhos como estes, a FUMEP, por meio de sua Escola de Engenharia, exerce seu papel de difusora de novas estratégias de administração e de tecnologias inovadoras para o progresso econômico e social de Piracicaba e região”, considerou. 

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Fundação Municipal de Ensino