×
15/06/2022 16h07 Há 669 dias
Guarda Civil prende tutor por maus-tratos a animais

    A Guarda Civil de Piracicaba, por meio do Setor de Direito Animal, prendeu em flagrante por maus-tratos a animais, no último sábado (11), no Parque Orlanda, o tutor de diversos cachorros. A equipe foi ao local após denúncia anônima que indicava que havia um animal com um vergalhão de aço atravessado no corpo, fato comprovado durante a averiguação. Foram resgatados ao todo 13 animais. Eles foram direcionados ao Núcleo de Bem-Estar Animal, ligado às secretarias de Saúde (SMS) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Ongs (organizações não governamentais) parceiras e lares transitórios.

    Além do cachorro com vergalhão, havia no local outros 12 cachorros em condições de maus-tratos, com sarna e sinais de violência. Acompanharam a ocorrência os GCs Soares e Alex, o veterinário Matheus Ferreira dos Santos, do CCZ, a equipe do Corpo de Bombeiros, que cortou o vergalhão para que o cachorro pudesse ser encaminhado à cirurgia, além da perícia da Polícia Civil.
    O tutor dos animais foi encaminhado ao Plantão Policial e a prisão foi ratificada pela delegada de plantão. Nesta segunda-feira, 13/06, após passar por audiência de custódia, o tutor teve a prisão preventiva decretada.

    CUIDADOS - Os 13 animais foram retirados da residência do autor do crime. A mãe com os seis filhotes estão alojados em ambiente com aquecedor e são monitorados, de modo a garantir a qualidade de vida dos filhotes. A cachorra que estava presa com vergalhão passou por cirurgia de emergência e já se recupera. Ela precisará de fisioterapia. Os dois filhotes que foram constatados com sarna, após raspagem de pele, vão passar por hemograma, bem como os outros três animais adultos resgatados. O Núcleo de Bem-Estar Animal acompanhará toda a evolução dos animais, para que tenham a chance de uma nova vida e não passem novamente pela situação de maus-tratos.

Autoria: Fonte: Prefeitura de Piracicaba