×
10/03/2022 07h40 Há 835 dias
FOP/Unicamp oferece cursinho “Pirabixo” de forma presencial

    O cursinho Pirabixo, mantido pelos alunos de graduação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, volta a ser presencial. Nos últimos dois anos (2020/21), devido a pandemia, foi oferecido de forma remota quando chegou a ter 400 alunos matriculados através da plataforma Microsoft Teams. Atualmente, disponibiliza 100 vagas aos interessados. Neste ano, inovou ao adotar política de cotas visando garantir mais equidade entre os candidatos. 30% das vagas são destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

    O cursinho conta com significativo número de aprovações em universidades públicas do país, como Unicamp, USP e Unesp, além de bolsas integrais em instituições particulares. Até o momento, em 2022, foram registradas 12 aprovações em renomadas universidades, inclusive as citadas acima, informam os coordenadores Michelly Gonçalves e Vitor Boralli.

    É comum alunos de cursinhos pré-vestibulares comunitários, integrarem o corpo docente de cursos semelhantes nas instituições em que ingressam. É uma forma de retribuir ao apoio recebido. É o caso de Joice Pequeno da Silva, de 19 anos, aluna do 2o ano da FOP e uma das atuais coordenadoras do Pirabixo. Em 2020, com a Pandemia e a mudança das datas dos vestibulares, ela se candidatou a uma vaga e foi aprovada. “O cursinho Pirabixo significou para mim esperança. Mesmo com um cenário instável, por conta da Pandemia, acreditava na minha aprovação, visto que tinha uma equipe fantástica se esforçando para entregar um conteúdo de excelência aos alunos. Tive oportunidade de participar de palestras, simulados e revisões que foram importantes para o preparo para as provas. Aprendi muito, inclusive a me organizar na hora de estudar. Sou muito grata pela oportunidade e a toda a equipe do cursinho. Foram fundamentais para a realização do meu sonho: ingressar na FOP”, disse

    Entre 2015 e 2021, o cursinho recebeu apoio financeiro de projetos submetidos pela professora Fernanda Klein Marcondes, em editais da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNICAMP, obtendo bolsas para alunos da FOP, que atuam como professores e coordenadores do Pirabixo, e verba para compra de livros, material de informática e escritório para uso nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

    A docente também encaminhou à Coordenadoria de Graduação da FOP proposta de criação de disciplinas de graduação, para que os alunos que atuam como professores e coordenadores do cursinho tenham contabilizada em seu histórico acadêmico a carga horária dedicada a esta importante atividade de extensão à comunidade. Estima-se que as disciplinas tenham início em 2023, no contexto da curricularização da extensão.

    O cursinho popular Pirabixo é uma ação voluntária desenvolvida por alunos do curso de graduação da FOP, que atende jovens carentes, oriundos de escolas públicas da cidade de Piracicaba, sem possibilidades de pagar curso pré-vestibular, e que muitas vezes desistem do ingresso no ensino superior, devido à limitação financeira.

    Foi fundado há cerca de 15 anos, porém sofreu algumas interrupções, desde sua criação. Reativado em 2014, desde então, tem sido desenvolvido de forma contínua. A participação dos acadêmicos de Odontologia neste projeto é uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e envolvimento social. Observa-se que os alunos adquirem maturidade e senso crítico além de se desenvolverem muito bem no curso de graduação.

Foto: Divulgação/ Os coordenadores Michelly Gonçalves e Vitor Boralli

 

Autoria: Fonte: • Fonte: FopNet/Cesar Maia