×
20/10/2022 13h15 Há 542 dias
Santa Casa é recertificada com o selo Black Diamond

   


    A Santa Casa de Piracicaba foi recertificada com o Black Diamond, Programa de Certificação Hospitalar da empresa 3M do Brasil, por desenvolver as melhores práticas relacionadas à qualidade assegurada de limpeza e esterilização de de produtos para saúde. No País, de um universo de quase 7.000 hospitais, apenas 145 possuem essa acreditação. A cerimônia de entrega foi realizada no último dia 4, pela equipe da 3M, parte da equipe da CME (Central de Materiais de Esterilização) e com e presença do provedor João Orlando Pavão, do vice-provedor Alexandre Valvano Neto e da adminstradora Vanda Petean.

    Para a enfermeira e coordenadora da CME, Gisele Vilarinho, a recertificação é  resultado da dedicação e do trabalho em equipe realizados pela Central de Materiais da Santa Casa. “Este programa foi de extrema importância para o hospital, pois avaliou os processos e as práticas desenvolvidas pela equipe da CME que já eram realizadas seguindo as recomendações das instituições reguladoras e normativas vigentes (RDC15 de março de 2012) e ainda na implementação de protocolos de Limpeza e Esterilização embasados em recomendações nacionais e internacionais”, salienta.

    Por meio da divisão de soluções médicas, a 3M do Brasil mantém, desde 2005Reconhecimento às Boas Práticas em Limpeza e Esterilização e aMonitorização dos processos de limpeza e esterilização, que reconhece hospitais brasileiros que atendem a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de limpeza e esterilização e a tecnologia e excelência de processos realizados.

    São elegíveis a este programa as instituições que realizam procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade e atendem múltiplas especialidades. "Estamos posicionados em um seleto grupo de instituições hospitalares que se destaca pela excelência neste quesito. É uma alegria e uma honra", salienta o provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão.

    De acordo com a Enfermeira Supervisora da CME, Valeria Assiz, a recertificação não foi somente um prêmio de qualidade, “mas, sim um reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido há anos frente ao hospital sempre com o estímulo do provedor e da Administração do Hospital, com a colaboração de toda equipe hospitalar”, enfatiza.

    Ao todo, apenas 83 hospitais conquistaram esse reconhecimento no programa de Limpeza e esterilização no ano de 2022 no Brasil e na categoria Black Diamond (mais alta categoria do programa) foram 70 Hospitais, segundo Vanessa Melo, especialista clínica da 3M. “Receber esse reconhecimento, que é reavaliada a cada 12 meses representa que o hospital realmente segue os mais rigorosos processos de segurança aos quais são submetidos. Para receber oreconhecimento a instituição precisa pontuar no mínimo 80% dos pré-requisitos estabelecidos e a Santa Casa de Piracicaba teve uma pontuação superior a 90%”, explica.

    A certificação da 3M soma-se à acreditação da Joint Commission International, o principal reconhecimento internacional de qualidade em Saúde.

Autoria: Fernanda Moraes Fonte: Santa Casa de Piracicaba