Iracemápolis passou a contar com o prontuário eletrônico de Saúde.
Agora, todo histórico do paciente será centralizando em único sistema digital,
que integra o atendimento dos Postos de Saúde, Farmácia Municipal, CAPs, PAD,
Centro de Especialidades e o Pronto Atendimento, permitindo, por exemplo, que
durante uma consulta, o médico consiga ter acesso a todo histórico clínico do
paciente como exames, medicamentos usados e consultas anteriores.
“Visamos a melhor proteção dos dados do paciente e possibilitar ao médico
visibilidade dos exames realizados, histórico do paciente, medicamentos que ele
faz uso, e consultas anteriores que ele tenha passado apresentando o histórico
de queixa e condutas tomadas”, cita a coordenadora do projeto, Letícia Pereira
da Silva.
“Devo salientar que todas essas informações são de uso exclusivo médico e
protegidas conforme exigido e orientado pela lei de proteção. O sistema
encontra-se também integrado nas farmácias, o que faz com que seja possível o
acesso ao histórico de retiradas deste paciente e a melhor segurança na entrega
de medicamentos. Toda a informatização visa também integrar as unidades de
saúde para que cada vez mais o atendimento ao munícipe seja de melhor qualidade
e praticidade”, conclui.
Para o médico pediatra, Hélio Massakasu, a ação é muito positiva. “No papel,
não conseguíamos puxar e ver as consultas anteriores. Agora, conseguimos esse
acesso, entender o histórico do paciente e ver com poderemos ajudá-lo”,
complementa o médico.
Autoria: Fonte: Prefeitura de Iracemápolis