×
08/07/2022 21h09 Há 650 dias
IX Encontro Internacional de Pianistas começa dia 13

    A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o Teatro Municipal Dr. Losso Netto apresentarão, no período de 13 a 19 de julho, o IX Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, com entrada franca. O EIPP acontece anualmente, e este ano o evento será oferecido de forma híbrida (presencial + online).

    As apresentações acontecerão de quarta a sexta-feira, às 16h (sala 1 e sala 2). No sábado, 16/07, também às 16h, na sala 2. No domingo, 17/07, às 14h30, (sala 2). E nos dias 18 e 19 – segunda e terça-feira, às 16h – (sala 1 e sala 2). Virtualmente as apresentações serão transmitidas pelo Facebook e Youtube da Eipianopira.

    Com o intuito de reunir pianistas e pedagogos de renome internacional para o intercâmbio artístico e pedagógico, o evento é destinado a estudantes de piano de todos os níveis e faixas etárias, além de professores e pianistas. Todos os participantes que estiverem inscritos no evento presencialmente ou virtualmente, terão a oportunidade de tocar para os professores do EIPP.

    De acordo com o maestro João Paulo Casarotti – Assistant Professor of Piano da St. Norbert College e Diretor Artístico e Pedagógico do IX Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, o encontro Internacional de pianista começou há 9 anos. "Em 2014 eu e a pianista Leslie Spotz, da Tarleton State University, viemos para Piracicaba, e recebemos um convite da diretora Mônica Santana, que sugeriu criarmos um evento, já que estávamos oferecendo várias atividades. Desde então, e evento cresceu e teve muita procura por estudantes de pianos do Brasil e exterior, de países como Canadá, Estados Unidos, Ásia, Chile, Colômbia, Equador, Europa, Portugal, Inglaterra, Argentina, entre outros de norte a sul e leste-oeste do Brasil", conta Casarotti.

    O maestro destaca que durante a pandemia houve uma participação de mais de 68 mil pessoas nos eventos online da EIPP. "O nosso evento é democrático, sem fins lucrativos, e mescla a combinação entre conferência e festival, no mundo não existe nada igual", e completa: "Estamos muito felizes com essa parceria com o Teatro Municipal Dr. Losso Netto".

    Na programação do show haverá apresentação de recitais, masterclasses, workshops, recitais-palestra, palestras, studio showcases, technic cliniques, e mesas redondas, sendo que alguns eventos serão realizados somente online em três estúdios profissionais de piano na Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle". Confira a programação completa em www.eipianopira.com.

    SERVIÇO - IX Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, realizado entre 13 a 19 de julho. Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Duração 150 minutos. Ingressos: Entrada gratuita; inscrições para participantes no site https://eipianopira.com/ | Classificação: Livre. Av. Independência, 277 - Alto, Piracicaba – SP.

Autoria: Silvana Duarte Cavicchioli Fonte: Secretaria Municipal de Ação Cultural - Piracicaba