×
01/09/2022 09h59 Há 684 dias
Moradores do bairro Vila Sônia participam de Oficina de Sabão Ecológico

    A Oficina de Sabão Ecológico promovida pela área de Responsabilidade Social da Mirante, que ocorreu na semana passada, reuniu aproximadamente 15 pessoas no CRAS Vila Sônia. A iniciativa, aberta à população, teve ótima repercussão entre os participantes. Foram utilizados seis litros de óleo de cozinha, que renderam cerca de 35 barras de sabão.

    A realização da oficina teve o intuito de ensinar como produzir o sabão ecológico que, além de dar um destino sustentável para o óleo de cozinha usado, pode ser revertido em renda extra para quem o produz. É importante lembrar que, além da possibilidade de auxiliar na economia familiar, a destinação correta do óleo de cozinha, utilizado diariamente nas refeições, é de grande valor para o meio ambiente – estudos mostram que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de água. Além disso, o óleo descartado na rede coletora vai se acumulando nas paredes da tubulação, causando entupimentos e prejuízos.

   Vera Elydia Sartori Zanin, participante da oficina, comenta que gostou bastante desta experiência, “porque, além de aprender uma maneira alternativa, e correta, de reciclar o óleo usado de cozinha, nós também aprendemos sobre como contribuir com o meio ambiente através disso. É sempre bom estar aprendendo coisas novas”. 

    “É gratificante contribuir com a comunidade numa oficina que aborda não somente a importância da consciência e responsabilidade individual com o meio ambiente, mas que também pode auxiliar na economia local”, afirma Gabriel Bertolo, da área de Responsabilidade Social da Mirante.

    Gabriel ainda destaca as ações do programa Afluentes, realizado em parceria com as lideranças comunitárias: “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias, além de lixo e outros objetos que prejudicam o bom funcionamento da rede coletora de esgoto”.

    PROGRAMA AFLUENTES - O Afluentes é um programa desenvolvido em Piracicaba desde o início da PPP (Parceria Público-Privada) entre a Mirante e o Semae. Pelo Afluentes, já passaram, nesses 10 anos, aproximadamente 16 mil pessoas. “O objetivo do Afluentes é ouvir sugestões e contribuições da população, como forma de maximizar o desenvolvimento sustentável, minimizando impactos e, principalmente, envolvendo a comunidade nas nossas operações e na solução mais aderente à realidade local. Através da parceria com a liderança comunitária, é possível a realização de oficinas como a de sabão ecológico”, conclui Gabriel.

Autoria: Caike Rizatto Taccelli Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba