Muita coisa mudou em Piracicaba após a
chegada da Mirante, empresa responsável pelo esgotamento sanitário da área
urbana do Município por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae.
Entre outros muitos benefícios, o trabalho de Mirante melhorou a saúde da
população piracicabana, como é possível ver nos dados do Datasus, houve queda
de 92% de internações por doenças diarreicas no município no período de atuação
da PPP. Este é mais um motivo de orgulho para o piracicabano.
Nesse quesito, Piracicaba pode se considerar privilegiada, pois muitos municípios do país vivem realidades bem diferentes, registrando ainda altas taxas de mortalidade infantil, tendo como principais causas doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose. “É muito importante que Piracicaba seja destaque em vários rankings de saneamento, mas o mais importante é o quanto a universalização mudou a vida das pessoas”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Letícia Tesseroli. “É gratificante ressaltar para o que trabalhamos: para que a população tenha mais saúde e para que o meio ambiente seja preservado. E isso não tem preço”, completa Silvia.
Cuidar de pessoas é o que a Mirante mais faz e esse cuidado, além de indicadores expressivos como a queda nos registros de doenças diarreicas, começa com os colaboradores que atendem a população piracicabana. “Diariamente temos equipes trabalhando incansavelmente nas ruas do município na manutenção de toda a infraestrutura urbana que compreende a rede coletora de esgoto.”
A diretora presidente destaca que tem muito orgulho do time de agentes da dignidade que atuam na concessionária. “São equipes que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, para manter toda tubulação que recolhe o esgoto da cidade e o destina para locais adequados, que são as Estações de Tratamento de Esgoto”, diz.
O legado da universalização para o futuro contempla - além dos benefícios à saúde - produtividade, turismo, aproveitamento escolar, valorização imobiliária e ambiental, que perduram para sempre. “Os investimentos na área devem, e irão, continuar para manter a universalização e, assim, a qualidade de vida de toda população”, finaliza a diretora presidente.
Autoria: Ude Valentini Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba