×
07/04/2022 20h00 Há 738 dias
Programa Rios Vivos vai ajudar a desassorear o Piracicamirim

  Piracicaba foi contemplada no programa Rios Vivos do governo do estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), para realizar o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim. A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa e priorizou o manancial uma vez que, em épocas de chuvas, transborda e causa alagamentos em diversos bairros ao redor. 

    Três pontos do ribeirão Piracicamirim serão desassoreados. Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE e devem chegar no município ainda hoje, terça-feira, 05/04. A preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias serão feitas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Defesa Civil e demais secretarias necessárias. Os trabalhos começam ainda nesta semana.

    Os pontos que serão desassoreados foram escolhidos por serem os mais críticos e necessitarem do serviço. O primeiro fica nos bairros Morumbi e Piracicamirim. O segundo no bairro Maracanã. E o terceiro no bairro Bosque da Água Branca. Esses bairros foram os mais castigados pelos alagamentos causados pelas chuvas do final de janeiro e início de fevereiro deste ano. A intervenção está prevista para ocorrer em aproximadamente 3.500 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

    “Retirar esses materiais nesses três trechos do ribeirão Piracicamirim é muito importante para evitar que as cenas de alagamentos que vimos no final de janeiro e início de fevereiro se repitam, com muito prejuízo à população”, afirma Odair Mello, da Defesa Civil, que vai monitorar e orientar o trabalho das equipes enviadas pelo DAEE.

    O PROGRAMA –  O programa Rios Vivos integra o Programa Água é Vida, lançado em outubro de 2021, e tem por objetivo reforçar a segurança hídrica no Estado. De acordo com o DAEE, a expectativa é beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem, além do desassoreamento de rios, as perfurações de poços, construção de reservatórios e cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Segundo descrição do projeto, serão financiadas a elaboração de projetos de preservação de mananciais de abastecimento e projetos para obras de tratamento de esgotos domésticos. Os investimentos para as ações somam cerca de R$ 400 milhões.


  


Foto: Divulgação/Andressa Mota/Prefeitura de Piracicaba




Autoria: Andressa Mota Fonte: Prefeitura de Piracicaba