×
07/10/2022 11h12 Há 618 dias
Projeto EmCena Brasil no Engenho Central

    O projeto EmCena Brasil chega ao Engenho Central nos dias 8 e 9 de outubro, com apresentações das 16h às 21h. O grande pátio recebe a montagem de um container adaptado em palco, por onde passa o talento de uma equipe de 30 artistas e técnicos, garantido ao público dois dias de lazer, diversão, imersão na cultura popular e valorização dos artistas nacionais. Serão apresentados espetáculos de teatro, circo, sessões de cinema, recreação, além de mamulengo, um típico fantoche do Nordeste. Funcionando como equipamento de democratização cultural, o Emcena tem como principal objetivo oferecer gratuitamente diversas atividades artísticas à população.

    A caravana desde sua idealização, há mais de 5 anos, viaja por municípios paulistas e brasileiros com total infraestrutura: equipamentos de iluminação e sonorização, tela de cinema de 150 polegadas, camarins, além de 400 banquetas para acomodar o público. Tudo isso está sob uma tenda em box-truss com 300m2 que abriga palco e plateia. Assim, toda estrutura e tecnologia são instaladas ao ar livre, proporcionando, de forma irrestrita, o mesmo conforto e qualidade das salas convencionais de teatro.

    O projeto foi concebido e implementado através da Lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo – ProAc – Programa de Ação Cultural e em outras edições conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e apoio local das Prefeituras e suas respectivas Secretarias de Cultura.

    A Cia. Abaréteatro, criadora, idealizadora e produtora do projeto, é composta por mais de 50 pessoas, entre atores, técnicos, monitores e equipe operacional. Juntos desenvolvem um trabalho competente no Emcena com programações que incluem formação cultural, inclusão social e acesso as linguagens artísticas. Nas cidades visitadas, acontecem intercâmbios com a participação de convidados locais como grupos musicais, companhias de dança, canto coral e manifestações folclóricas trazendo seus principais produtos culturais.

    A Companhia e a Associação Abaré Arte em Cena realizam em conjunto diversos projetos de difusão, formação e fomento na área de Artes Cênicas e Visuais, entre eles o Projeto EMCENA BRASIL que vem, desde 2008, circulando pelo país. Até agora foram mais de 500 cidades recebendo um público aproximado de 2 milhões de pessoas.

    Todas as atividades que compõe a programação, garantem total interação e diálogo com os espectadores, aproximando-os do que há de melhor em cultura, em um evento que valoriza o folclore, a brasilidade e o artista nacional. Dessa forma, a equipe desfila suas habilidades em dois dias de muita cultura, lazer e entretenimento num verdadeiro e único “Show de Cultura Pertinho de Você”.

    SERVIÇO

    Projeto EmCena Brasil

    Parque Engenho Central – grande pátio

    Dias 8 e 9 de outubro, das 16h às 21h

    Ingresso gratuito

    Classificação livre

Autoria: Fonte: