×
12/07/2022 14h06 Há 705 dias
Santa Casa e ETEC implantam 'Classe Descentralizada'

    O provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, participou da formatura dos 22 técnicos de enfermagem que concluíram o curso por meio da parceria firmada junto à ETC- Escola Técnica Prof. Febeliano da Costa para implantação do programa “Classe Descentralizada”.

    Acompanhado do coordenador do setor de Gestão de Pessoas, Ricardo Fedrizzi; e da Enfª Giovana Granato, do NADEP- Núcleo de Aprimoramento e Desenvolvimento de Pessoas; Pavão falou sobre a importância do técnico em enfermagem para o ambiente hospitalar e retomou parte da história entre as duas instituições.

    “A parceria entre Santa Casa e ETEC existe há mais de 25 anos, porém, há dois anos, surgiu a necessidade e a proposta de montarmos uma turma do Curso de Enfermagem dentro da nossa instituição por meio do programa Classe Descentralizada, com aulas no período noturno nas instalações do Hospital”, disse o provedor ao agradecer a Escola Técnica em nome de seu diretor, Prof. Edson Roberto Rezende; do coordenador pedagógico, Prof. Jorge Alberto Françóia; da coordenadora do curso de Enfermagem – Classe Descentralizada, Profª  Renata Saldanha; e da orientadora educacional Rosangela do Carmo Pereira.

    O provedor conta que a estrutura do curso, com seus planos de aulas, professores e material didático foram completamente cedidos pela ETEC, cabendo à Santa Casa oferecer a estrutura física necessária, com salas de aula para os conteúdos teóricos, espaço adequado para as atividades práticas dos alunos em campo de estágio e apoio do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital.

    “Desta forma, o curso em parceria com a ETEC teve início em julho de 2020 e, dois anos depois, temos a honra de prestigiar a formatura de 22 alunos que, para nosso orgulho, iniciaram suas atividades de estágio nos setores da nossa instituição”, disse.

    Segundo o provedor, o Técnico em Enfermagem é o profissional  responsável por grande parte do trabalho na área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e de atenção básica para proporcionar a melhor qualidade possível de atendimento ao paciente.

    “Vocês, formados e agora já técnicos, são responsáveis por cuidar de pessoas e, por isso, são tão nobres quanto a profissão que escolheram, tamanha a importância da enfermagem para a sociedade”, disse

Pavão disse que, como provedor da Santa Casa, ele sabe que na prática, o Técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos que envolvem saúde e doença. “Ele colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e da comunidade; promovendo ações de orientação e preparo do paciente para exames, cuidados de enfermagem e assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos”, pontuou.

 

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Santa Casa de Piracicaba