×
06/07/2022 14h07 Há 648 dias
Show reúne artistas em homenagem ao Batuque de Umbigada

    Como encerramento do projeto “Saberes no Pé do Tambu”, acontece hoje (6), às 19h30, “Live Show” em que diferentes artistas prestam homenagem ao Batuque de Umbigada e à cultura afro-brasileira. A transmissão acontece no canal do Youtube da Casa de Batuqueiro (https://www.youtube.com/c/CasadeBatuqueiro).

    O projeto “Saberes no Pé do Tambu” é financiado pelo ProAC direto, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

    No “Live show" serão interpretadas músicas que dialogam com o universo rítmico ancestral da Caiumba (também chamada de Batuque de Umbigada ou Tambu) e composições que assumem diferentes texturas e sonoridades. Participam Elaine Teotonio, Juca Ferreira, Marina Costa, Luana Iris, Ilcei Miriam, T Kçula, Andreia Martins, Milena Saes, Thomas Bastos e batuqueiros de Piracicaba.

     Saberes no Pé do Tambu

    Iniciado em maio, o projeto “Saberes no Pé do Tambu”, vem reunindo ações culturais e educativas como transmissões audiovisuais e contações de histórias. A realização é da ETC Produtora e da Casa de Batuqueiro, esta última, nascida na década de 1990 por meio do trabalho desenvolvido por Vanderlei Bastos e Antonio Filogenio de Paula Junior, dois batuqueiros reconhecidos pela comunidade.

    O título “Saberes no Pé do Tambu” refere-se à tradição do Batuque de Umbigada e ao fato dos ensinamentos serem transmitidos “ao pé” do tambu, ou seja, muito próximo ao instrumento. “Tambu é o maior tambor que nós tocamos deitado e ele representa a voz da mãe. É uma voz feminina, matriarcal, já que a maior parte das culturas bantu são matriarcais. É ‘ao pé do tambu’ que se aprende tudo dentro da cultura, nesse convívio com os mais velhos, ouvindo os mais experientes”, explica de Paula Junior.

    A iniciativa realizou, ainda, rodas de conversa e produções audiovisuais. “Temos conseguido falar com muita gente e levar nossa cultura a um grande número de pessoas. É fundamental que as nossas tradições tenham o devido reconhecimento, assim como nossas comunidades em diferentes municípios paulistas”, diz Vanderlei Bastos.

    SERVIÇO - Mais informações sobre o projeto “Saberes no Pé do Tambu” podem ser conferidas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora


    FOTO: Paulo Fortunato

Autoria: Rafael Bitencourt Fonte: