×
28/09/2022 10h05 Há 657 dias
Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Beethoven e Grieg

    Obras do norueguês Edvard Grieg e do alemão Ludwig van Beethoven estão no próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob regência do maestro emérito Jamil Maluf e participação de dois piracicabanos: a soprano Raíssa Amaral como solista e o ator Washington Poppi como narrador. As apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 16h e 19h, no próximo sábado, 1º de outubro. A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (28), no site megabilheteria.com.
    As duas obras foram escritas para ilustrar peças de teatro e foram usadas em algumas trilhas-sonoras: a “Suíte nº 1 de Peer Gynt, Op. 46”, de Grieg, foi composta a partir do conto homônimo do dramaturgo Henrik Ibsen, enquanto “Música para cena Egmont, Op. 84”, de Beethoven, serviu de música de cena (ou trilha-sonora, como hoje é chamada) para a montagem da tragédia teatral “Egmont”, de Goethe, em Viena.
    A primeira peça tem quatro movimentos, sendo o último deles – “Na Mansão do Rei das Montanhas” – entre os mais conhecidos das composições orquestrais curtas. É também o poema sinfônico mais popular de Grieg e mescla o folclore norueguês, os contos de fadas e a tragédia grega. A narrativa trata do caminho do ser humano, da juventude até a velhice, e da luta da alma entre os impulsos instintivos e a autoconsciência. A suíte teve sua estreia em 1876 e conta a saga de Peer Gynt, um anti-herói astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos.
Já a música incidental de Beethoven é dividida em nove pec
̧as para soprano, narrador masculino e orquestra. Ela foi inspirada em um incidente verídico: a dominação da Holanda pela Espanha no século 16. A peça narra a história do conde Egmont, que se opõe à tirania dos governantes espanhóis e luta pela independência do seu povo, vindo a pagar com a própria vida. É lembrada, principalmente, por sua abertura, devido à sua força, nobreza e caráter triunfante. Foi composta entre outubro de 1809 e junho de 1810.
    As apresentações são realizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio do Atacadão (ouro), Hyundai (prata) e CNH Industrial (bronze). Além disso, a Caterpillar é apoiadora e são parceiros Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Pop, Ibis Styles Piracicaba e Parlare Marketing Cultural.
    A SOLISTA – A soprano piracicabana Raíssa Amaral é graduada, mestra e doutoranda em canto lírico pela Unicamp, onde também se formou em cordas popular. Estudou violão clássico com Sergio Belluco e piano com Cidinha Mahle. Com o Opera Studio da Unicamp atuou em várias óperas. Protagonizou a ópera “A Moreninha”, de Ernst Mahle, sob regência do próprio autor. Em 2016, no Teatro São Pedro (SP), destaca a ópera de A. von Zemlisky, o Anão, onde interpretou Ghita, sob regência do maestro André dos Santos. Já cantou sob regência dos maestros Silvio Viegas, no Palácio das Artes; Roberto Minczuck, no Theatro Municipal de São Paulo; Claudio Cohen, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, e Roberto Tibiriçá, no Palácio das Artes. Venceu o 7º Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
    PATROCÍNIO OURO – Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.
    SERVIÇO – Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 1º de outubro, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Ingressos disponíveis no megabilheteria.com a partir de quarta-feira (28 de setembro). Na entrada do espetáculo, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: osp.org.br ou via Facebook e Instagram.


    Foto - capa: Rodrigo Garcia

Autoria: Rodrigo Alves Fonte: Orquestra Sinfônica de Piracicaba