×
11/10/2022 20h06 Há 645 dias
Deputado estadual eleito visita Câmara e promete foco na região

    O deputado estadual eleito Hélio Zanatta visitou, nesta semana, a Presidência da Câmara Municipal de Piracicaba e colocou o mandato à disposição da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). Nas eleições de 2 de outubro, ele teve 77.550 e deverá tomar posse na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em março do ano que vem.

    Hélio Zanatta foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Gilmar Rotta. O deputado eleito explicou que este é o momento de expressar gratidão pelo trabalho conjunto nas eleições, além de começar a reunir a equipe para o planejamento dos projetos que serão executados a partir de 2023. Ele adiantou que, entre as prioridades, está garantir maior visibilidade à RMP.

    “Temos que discutir com os prefeitos, vereadores e autoridades a consolidação da RMP. Esse vai ser o papel fundamental de qualquer deputado que queira trabalhar pela região”, avaliou. “Sabemos da existência de demandas específicas de cada cidade, mas temos que consolidá-las em uma agenda de desenvolvimento econômico e social para a região e fazer um trabalho forte para que possamos trazer recursos para o fundo de desenvolvimento”.

    Ele lembrou que a nova composição da Assembleia só poderá trabalhar com o orçamento de 2024, que será aprovado no ano que vem. No entanto, adotará esforços no que puder ser remanejado já para 2023 e também através de uma estratégia de trabalho que será estabelecida a partir da definição do Governo de São Paulo, após o segundo turno, em 30 de outubro.

    “Dentro dessa agenda de desenvolvimento tudo será abrangido: saúde, educação, infraestrutura, área social, geração de emprego e renda, entre outros”, afirmou o deputado. “Queremos nos colocar à disposição dos Poderes constituídos para fazer essa ligação com o Governo do Estado e buscar soluções, juntar isso de forma organizada através de uma agenda e levar para discussão na Alesp. Queremos mostrar que a RMP é importante para o Estado de São Paulo e merece uma atenção”.

    REPRESENTATIVIDADE - Para suprir a ausência de um representante piracicabano, por mais um mandato, na Câmara Federal, Hélio Zanatta prometeu desenvolver diálogos com o deputado federal reeleito Miguel Lombardi, de Limeira, e outros próximos da região, além daqueles ligados ao seu partido, o PSC, como o presidente estadual da sigla, Gilberto Nascimento, e outros que possuam projetos na mesma linha de atuação.

    Para o presidente Gilmar Rotta, as parcerias são importantes para que a RMP receba investimentos reais, com projetos bem definidos. “Emendas parlamentares são importantes, mas não suprem a demanda da cidade. É como tapar o sol com a peneira. Precisamos de mais investimentos, como aumentar o teto hospitalar da cidade, colocar o Hospital Regional para funcionar 100%, discutir a situação do Hospital Ilumina, ou seja, precisamos ter projetos construídos e não como sempre foi feito, no achismo”, salientou. “Essa é a proposta que o deputado quer fazer, trazer projetos de fato. É um prestígio para esta Casa, para a cidade e temos a gratificação de poder receber alguém que quer trabalhar por Piracicaba, com ideias novas”.

    Gilmar Rotta lembrou que, com o intuito de consolidar um projeto para a região, o deputado eleito será convidado para as próximas reuniões do PMP (Parlamento Metropolitano de Piracicaba), que também é presidido por ele. “Vamos levar esta conversa para os 105 vereadores das 24 cidades que compõem o Parlamento para abrir as portas do mandato para a RMP, para que possa trabalhar nesse gargalo que nós temos”.


   Foto: Davi Negri

Autoria: Aline Macário Fonte: Câmara de Vereadores de Piracicaba