×
15/08/2022 19h37 Há 612 dias
Júri seleciona 100 trabalhos para o Salãozinho de Humor

    A 20ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba terá em exposição 100 trabalhos, produzidos por alunos de 7 a 14 anos de idade de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba e outras seis cidades do Brasil. A seleção das obras aconteceu nesta semana. Os nomes dos selecionados estão no site salaointernacionaldehumor.com.br. O Salãozinho integra a programação oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A abertura de ambas as mostras de artes gráficas está agendada para o dia 27/08, no Engenho Central.

    Neste ano, o Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu a inscrição de 1.969 trabalhos. Das 100 obras selecionadas para a exposição, 48 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 52 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos. Entre os temas dos desenhos enviados (cartum, charge, caricatura e HQ/tiras) estão futebol brasileiro, MPB (Música Popular Brasileira), mudanças climáticas, comportamento humano e política do exterior. Quanto às esculturas, elas tratam de reciclagem, alimentação, realidade aumentada, entre outros assuntos. As cidades representadas nos trabalhos selecionados, além de Piracicaba, são Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro.

    “As crianças e jovens sempre nos surpreendem com as ideias que transformam em artes gráficas. Recebemos, a cada ano, trabalhos incríveis, que demonstram o interesse dos estudantes nas artes e no mundo em que vivem. Eles abordam temáticas que são de extrema importância para discussão em sala de aula e convivência em sociedade”, falou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.Os júris de seleção e de premiação do 20º Salãozinho de Humor de Piracicaba foram Érica Frasson, arte-educadora e diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, e Maurici Scarpari, publicitário e assessor da Semac. Serão conferidas seis premiações ao todo, sendo troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada faixa etária, de 7 a 10 anos de idade e 11 a 14 anos. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 12 de outubro. Horário e local serão divulgados posteriormente. Os trabalhos premiados farão parte do acervo do Salão de Humor.

    SERVIÇO – Salãozinho de Humor de Piracicaba. Abertura: dia 27/08, no Armazém 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br


    Foto: Divulgação / Malévola - Caricatura feita pela estudante Rafaela Torelli de Morais

Autoria: Sabrina Franzol - CCS Fonte: Secretaria Municipal da Ação Cultural - Piracicaba