×
27/09/2022 16h31 Há 606 dias
São Pedro: Concurso de Poesias define vencedores

    Além das declamações dos finalistas de cada categoria, entre declamadas e inéditas, houve apresentação do Coral Municipal Dorothéa  Bená Ghirotti e dos alunos do curso de teatro da Cia Pé de Vento, que apresentaram esquetes relacionados a poesias de Gustavo Teixeira. O concurso de Poesias Gustavo Teixeira, um dos destaques da 69ª Semana Cultural Gustavo Teixeira, realizou a etapa final no Centro de Convenções.

    Coordenador de Cultura, Ivan Teixeira lembrou que esta atividade realizada pela Prefeitura de São Pedro é a Semana Cultural mais antiga do país e agradeceu o empenho dos professores e alunos que ajudam a manter a tradição que tem papel relevante na cultura são-pedrense. “O contato com a arte transforma a pessoa em um ser melhor”, destacou Teixeira.

    Com recorde de inscrições – foram 271 na edição 2022, 146 participantes na categoria poesias declamadas e 125 com poesias inéditas -  o concurso teve este ano algumas inovações, como a criação da categoria audiovisual, que permitiu criar outras formas de arte, como ilustração, charge, caricatura e escultura inspiradas em Gustavo Teixeira.

    Da final participaram 5 selecionados de cada uma das 3 categorias – 6 a 10 anos; 11 a 15 anos e acima de 16 anos. Edilene Leonardi, Maria Eli Navarro Terci, Mônica Cardoso, Neto Matarazzo e Stevan Lekitsch foram os jurados das Poesias Declamadas. Edna Bissoli, Eleusis Barberio, Fabiane Tavares da Silva, Heber da Silva Pedro, Maria Aparecida Fracassi de Barros e Suellyn Ortiz Camargo avaliaram as poesias inéditas e Sérgio Esteves, Beto Galante e Fabiano Liporoni foram jurados do audiovisual e outros suportes.

    Nas Poesias Declamadas, os vencedores foram, na categoria 1: Manuella Racione Veloso (1º lugar), Caleb Caseri (2º lugar), Paola Silva Martins (3º lugar) e Manuella Nunes Bertoncelo (menção honrosa). Na categoria 2, os premiados foram: Isabela Aranha Benadiba (1º lugar), João Pedro Alves (2º lugar), Giovanna Alcuri Amado Jardim (3º lugar) e Mirella Alcuri Amado Jardim (menção honrosa). Na categoria 3, receberam os prêmios Mariana Pereira Siqueira (1º lugar), Thais Stefany de Campos (2º lugar), André Fracassi (3º lugar) e Helena Boschiero Neri (menção honrosa).

    Nas Poesias Inéditas ganharam o prêmio na Categoria 1, Ester Lago de Oliveira (1º lugar), com a poesia Amizade; Rafaela Viegas da Silva (2º lugar), com a poesia Chuva; Samuel Fonseca Nunes (3º lugar), com a poesia O Caminho e Samuel Henrique Soares da Silva (Menção honrosa), com a poesia Natureza. Na Categoria 2, Maria Vitoria Fracassi (1º lugar), com a poesia Minha Nona; Allana Garcia (2º lugar), com a poesia Para Nosso Querido Tempo; Sofia Teodoro (3º lugar), com a Poesia Estou Falando Delas e Mirella Nachbear  (menção honrosa), com a poesia  O Nosso Poema.  Os premiados na categoria 3 foram Paula Fonseca e Silva (1º lugar), com a poesia Lembranças Maduras;  Fabiano Renan de Toledo (2º lugar), com a poesia Mudança, Renato Costa (3º lugar), com a poesia Versos em Promoção e João Francisco da Silva (menção honrosa), com a poesia O Poeta da Primavera.

    Na categoria Outros Suportes Artísticos, Alice Quadrado ficou em 1º lugar com a obra A Agonia da Árvore; Luisa Miranda em 2º com a obra A Lua, Guilherme Marangoni em 3º com a obra Gustavo Teixeira e Vivian Gonçalves com a menção honrosa pela obra À Esperada Bem Amada. No audiovisual, o 1º lugar foi para Jamile Siqueira Alves, com o vídeo Céu Deserto e o 2º lugar para José Luz, com A Hora Azul.

Autoria: Fonte: Prefeitura de São Pedro