×
28/04/2022 18h30 Há 810 dias
EEP Baja foi a única a vencer a prova suspension no Campeonato Nacional

  O resultado do 27º Campeonato Nacional Baja SAE que se encerrou domingo na cidade de São José dos Campos projetou a habilidade da equipe EEP Baja, que obteve excelentes classificações nas provas mantendo-se entre as 14 melhores do país.

    Ainda emocionado e orgulhoso com o desempenho dos 15 alunos que compõem o time, o coordenador do projeto Baja na EEP, Prof. André de Lima, revela que a equipe saiu em 3º no grid de largada; conquistou a 1ª colocação na prova suspension; a 3ª colocação geral na prova dinâmica, que testa o projeto do carro, sua resistência e durabilidade; a 9ª colocação no Super Prime, que é o duelo mata-mata; e o 13º no enduro, principal prova do Campeonato, com quatro horas de corrida.

    “Das 70 equipes participantes, apenas 45 se classificaram para o enduro; dentre elas, a EEP, que conquistou a 14ª colocação geral, deixando para traz equipes que sempre tiveram grande destaque nesta Competição”, disse o coordenador.

    Ele conta que dois comissários da SAE Brasil, referências no Baja Nacional, entrou em contato para parabenizar a coordenação e os participantes da equipe, que de fato, se destacaram no Campeonato. “A equipe EEP Baja foi a única a superar os obstáculos da prova suspension, que acontece em pista de ultradificuldade”, revelou. Segundo Lima, se nenhuma equipe vencesse essa etapa, a prova seria eliminada do processo classificatório. “Então, o fato de a EEP superar essa prova fez com que ela não fosse eliminada, aumentando o grau de dificuldade do Campeonato”, considerou.

    O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. “Os alunos são desafiados a construir um carro off-road do zero, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes”, explica.

    Lima lembra que a equipe EEP Baja participou deste Campeonato com o carro de número 68 e representou a região metropolitana de Piracicaba na competição. “Aprendemos bastante e tudo isso foi muito relevante para o amadurecimento e crescimento de todos enquanto equipe”, considerou. Ao parabenizar os alunos pelo resultado, o coordenador exaltou a atuação do capitão Leonardo Sarto. “Ele representou brilhantemente a equipe durante todo o evento e durante os preparativos do carro para a competição”, disse.

    Ao final, ele disse que o resultado foi fruto do desempenho e comprometimento da equipe e também do apoio e dedicação concedidos pela direção acadêmica da EEP e Direção Executiva da FUMEP; e também de  funcionários, alunos e professores. “Isso fez a diferença”, disse.

    O diretor acadêmico da EEP, Edson Pigoretti, e o diretor executivo da FUMEP, Prof. Renato de Albuquerque Ferreira, também parabenizaram a equipe e a coordenação pela brilhante participação em um dos mais importantes eventos da engenharia automobilística do Brasil. “Essa conquista revela a capacidade de nossos professores, o comprometimento de nossos alunos e a importância do projeto Baja para a formação do futuro engenheiro”, consideraram.


  


    Fotos: Divulgação

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Fundação Municipal de Ensino