×
13/05/2022 16h00 Há 805 dias
Sócios aprovam mudança estatutária do XV de Novembro

    Em assembleia de associados na noite da última terça-feira (10), os presentes votaram por aclamação e aprovaram a reforma estatutária do XV de Piracicaba. Entre os principais pontos do novo estatuto, foram mudadas questões relativas às eleições e a permissão para a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF).

    A assembleia foi conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba, Luis Guilherme Schnor e também teve na mesa diretora o atual presidente da diretoria-executiva, Rodolfo Geraldi, e seus dois antecessores, Arnaldo Bortoletto e Celso Christofoletti.

    Ao todo, foram 81 sócios presentes que votaram por aclamação, com 74 votos favoráveis para a mudança estatutária e sete contrários.

    “Agradeço aos sócios que compareceram nesse momento histórico para o XV. O novo estatuto deixa o XV atualizado, especialmente com a Lei da SAF, e isso é de extrema importância para o futuro do clube. Seguiremos o processo com muito pé no chão, mas com uma possibilidade enorme de crescimento do XV através de futuros investimentos que possam vir”, declarou Schnor.

    “Hoje é um marco na história do XV. A votação expressiva pela mudança do estatuto mostra que estamos no caminho certo. Agora vamos aguardar para ver o que vai acontecer no futuro, mas com uma boa perspectiva”, completou o presidente Rodolfo Geraldi.

    ELEIÇÕES - Antes ocorridas em novembro, agora as eleições para o Conselho Deliberativo foram antecipadas para o terceiro sábado de outubro. Outra mudança é que para concorrer para a Diretoria Executiva (presidente e vice), os interessados terão que fazer a inscrição da chapa sete dias antes da eleição. No atual estatuto, a chapa poderia ser formada no dia da eleição.

    CONSELHEIROS VITALÍCIOS O novo estatuto também tem novas regras para que os conselheiros se tornem vitalícios. No estatuto antigo, as regras eram ser presidente ou vice da Diretoria-Executiva ou do Conselho Deliberativo por 18 meses ou cumprir três mandatos seguidos, na íntegra, como conselheiro efetivo. No estatuto aprovado, presidente e vice da Diretoria ou Conselho precisarão ter dois mandatos completos e os conselheiros efetivos um período de 144 meses, não necessariamente consecutivos.

    SAFO novo estatuto do XV também permite a criação de uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF) pelo clube, assim como permitido pela Lei Federal 14.193/2021. Na prática, é uma empresa que tem como atividade principal o futebol em competições profissionais. Pelo estatuto, o XV pode negociar até 90% dos ações, ficando com o restante, mas com poder de vetos em assuntos como mudança de nome, símbolos identificativos e de cidade, entre outros


    Foto: Vitor Prates / Rádio Piracicaba

Autoria: Ruben Fontes Neto / XV de Piracicaba Fonte: XV de Novembro