×
01/07/2022 09h30 Há 658 dias
100 anos da Paulista terá programação especial

    A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) preparou programação especial para comemorar os 100 anos da Estação da Paulista, celebrados em 29/07. A Estação da Paulista é um dos principais símbolos históricos do município e um dos mais importantes cartões-postais. A programação, que dura todo o mês de julho, inclui lançamento de livros, exposições e shows, entre outras atrações, e começa na sexta-feira, 1º/07. A Prefeitura também criou um logotipo comemorativo à data.

    A Estação da Paulista, hoje um equipamento cultural mantido pela Prefeitura, teve papel fundamental no desenvolvimento de Piracicaba, tanto para o transporte de passageiros quanto para a economia, já que era um dos principais canais de escoamento do açúcar produzido no Engenho Central para a capital e exterior. Era da Estação da Paulista, também, que partiam os combatentes para o front da Revolução Constitucionalista de 1932.

    Hoje, a estrutura, que é tombada como patrimônio, abriga vários cursos de arte, bem como espaços destinados a manifestações culturais de vários segmentos, com função didática, cultural e histórica. O local também abriga o polo do Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a Estação Idoso.

    De acordo com diretor da Estação da Paulista, José Antonio Pereira Franco, a programação especial vem sendo pensada desde janeiro deste ano e é uma forma de destacar a importância do espaço na história do município. “A Semac fez uma programação cultural para que essa comemoração seja feita com muita honra e orgulho”, ressalta Franco.

    ATIVIDADES – A programação do centenário (veja abaixo), que começa no primeiro dia de julho, sexta-feira, terá várias atividades e eventos culturais, todos gratuitos, desde peças teatrais, exposição de fotos, orquestra, bandas (Guarda Civil, Sinfônica, Mississipi e União Operária), apresentações de dança, exibição de vídeos IHGP/ Museu Paulista/Misp), lançamento de livros, oficinas, moção de aplausos, homenagens e gastronomia, com a presença de food trucks no espaço, entre outras atividades artísticas e culturais.

Autoria: Silvana Duarte Cavicchioli Fonte: Prefeitura de Piracicaba