×
15/07/2022 11h00 Há 702 dias
6º Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba começa hoje

Em 2013 surgiu o Festival Afropira – O Maior Encontro Afro de Piracicaba com o intuito de reunir os fazedores de Cultura Negra de Piracicaba que até o ano anterior celebravam o Dia da Consciência Negra em locais distintos da cidade, dividindo os próprios artistas, instituições, militantes e o público que aprecia a cultura afro-brasileira. Em sua 1ª edição reuniu cerca de 300 pessoas na realização (entre artistas, ativistas e afroempreendedores), atraindo um público de aproximadamente 4.000 pessoas, tornando-se neste momento um marco histórico para Cultura Negra Piracicabana. 

Com o sucesso desta organização os artistas responsáveis por esta criação, se uniram e se fortaleceram enquanto Coletivo e hoje estão em processo de se tornarem um instituto, realizando 10 programas durante o ano. Um destes Programas é o FENACAP (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba) que surgiu em 2017 sob a orientação de Mestre Marquinho, um dos diretores do Instituto. 

Em 2020 foi emocionante e impactou a capoeira no estado de São Paulo. Por ocorrer de forma virtual oportunizou a participação de Mestres mundialmente conhecidos e referenciados.  

O FENACAP 2020 acontece a partir de 15 de julho, data em que a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, passando pelos dias: 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e que passou a ser também o Dia Nacional de Tereza de Benguela; pelo dia 28 de julho que marca o nascimento do Mestre Cosmo, referência na capoeira piracicabana, e o dia 02 de agosto, aniversário de Mestre Valter, um dos mestres mais velhos de Piracicaba em atividade, Pai/Mestre do idealizador do Festival Mestre Marquinho. 

PROGRAMAÇÃO DE 15 A 20 DE JULHO 

- Dia 15/07 - Abertura Virtual - Canal Afropira.  

- Dia 16/07 - Tarde do Pastel (das 12:00 às 18:00), no Varejão do Parque Primeiro de Maio Dedirick Moller – Rua Leogildo Salvagni S/N. 

Com apresentações dos alunos do GEACAP (Grupo Estilo Acrobático Capoeira); 

  •     Apresentação musical Elaine Teotonio – Apoio SEMAC  
        - Dia 17/07 – Espetáculo Meu Brasil Brasileiro, no SESC Piracicaba - Apresentação de danças afros, capoeira e bloco afro.   
        - Dia 19/07 - Intercâmbio entre os Grupos e Escolas de Capoeira do Município no espaço do Mestre Nambu Da Associação Quilombo Corumbataí – Rua Benjamin Constant, 927, Centro  
        - Dia 20/07 - Visita ao CASE Jd Oriente a tarde – Avenida Luiz Pereira Leite, s/n - próxima a Escola Municipal Professor Thales Castanho de Andrade (Rua Luiz Pereira Leite, 2351 – Jardim Oriente) 
        - Dia 20/07 - Visita ao espaço do GEACAP Jd Oriente a noite – Avenida Luiz Pereira Leite, s/n (ao lado do CASE) - próxima a Escola Municipal Professor Thales Castanho de Andrade (Rua Luiz Pereira Leite, 2351 – Jardim Oriente) 
        

  •     SERVIÇO 
  •     Evento: 6º FENACAP (Festival Nacional de Capoeira de Piracicaba)  
  •     Dias: De 15/07 a 03/08  
  •     Horário e locais: ver programação 
  •     Quanto: Gratuito   
  •     Objetivo do evento: valorizar, fomentar e disseminar a Capoeira e a Cultura Afro-Brasileira.  
  •     Quem promove? Instituto Afropira 
  •     Quem pode participar?  todos os interessados, de todas as idades  

Autoria: Fonte: