×
22/07/2022 15h03 Há 632 dias
Aluna da FOP-Unicamp é finalista na Olimpíada de Fisiologia

    Sarah Ackel Müller Ferreira, aluna da turma 64 de graduandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, é finalista da “II Olimpíada Brasileira de Fisiologia”, que acontece entre os meses de junho e julho de 2022. No ano passado, ela foi a vencedora da competição.

    O evento é uma realização da Comissão de Ensino de Graduação da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) em parceria com o grupo GEN e ADInstruments. O objetivo desta Olimpíada é incentivar e promover o estudo de Fisiologia no Brasil e o envolvimento de estudantes em atividades acadêmico-científicas. Os três primeiros colocados receberão certificados, três livros impressos do Grupo GEN, camiseta da empresa ADInstruments e serão inscritos para o congresso da SBFIs, que ocorrerá em 2023.

    Alunos da FOP têm se destacado em concursos que abordam temas referente a fisiologia. Tanta dedicação se deve ao apoio recebido dos docentes da área - os professores Fernanda Klein Marcondes, Michelle Frans Montan Braga Leite e Yuri Costa. Lúcia Aiko Yasumura Tengan, aluna do segundo ano, foi a única estudante da América Latina a chegar as fases finais (7lugar) no concurso de música organizado pela Sociedade de Fisiologia, Departamento de Fisiologia, Faculdade de Medicina da Universidade da Malásia. Os candidatos escolheram entre as temáticas: Fisiologia Humana e Neurotransmissores. Lúcia, que foi a única aluna classificada representando a América Latina, compôs música, cuja letra retrata a passagem do alimento pelo sistema gastrointestinal. O evento aconteceu no final de 2021 em formato online. O resultado foi divulgado no início de 2022. A competição visa à promoção da transferência de conhecimentos e competências relacionadas com a área da Fisiologia.

    “Estar novamente entre os finalistas da Olimpíada Brasileira de Fisiologia é para mim motivo de grande satisfação, e é resultado não apenas da minha dedicação aos estudos, como também do ensino de excelência da FOP. Sem dúvida, a orientação dos professores ao longo do curso foi essencial para que eu adquirisse os conhecimentos que me possibilitaram obter um bom desempenho”, disse Sarah Ferreira.

    A professora Fernanda Klein Marcondes falou sobre o desempenho da Sarah nos eventos que participou sobre fisiologia. “Nós, professores de Fisiologia da FOP, ficamos muito contentes pela classificação da aluna Sarah Ackel para a fase final. Sarah foi uma aluna que se destacou nas disciplinas Biociências I e II, no primeiro ano, demonstrando sempre muito interesse e curiosidade pelos temas estudados em Fisiologia. No ano passado, ela venceu a 1a edição desta Olimpíada e sua classificação para a fase final este ano nos enche de orgulho e nos estimula a continuarmos aprimorando os métodos de ensino e avaliação que temos utilizado nas aulas de Fisiologia geral e oral ao longo do curso de Odontologia, sempre relacionando os temas estudados a situações clínicas ou do dia-a-dia. Temos utilizado diferentes metodologias ativas de ensino e, por meio da análise da opinião dos alunos, verificamos o que deve ser mantido e  o que podemos melhorar. Esperamos que nos próximos anos, mais alunos da FOP participem da Olimpíada Brasileira de Fisiologia!”, conta.

Autoria: Cesar Maia Fonte: FOP/Unicamp