×
28/06/2022 12h05 Há 749 dias
Alunos da ETEC Paulista doam 3 mil peças de roupas

    O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) recebeu na semana passada a doação de 3.000 peças de roupas para a Campanha do Agasalho 2022, após arrecadação realizada pelos alunos da ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso (ETEC Paulista). A Campanha do Agasalho 2022 é realizada pela EPTV em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp.

    A arrecadação das peças foi idealizada e organizada pelos alunos do curso técnico de Logística, Thawane Moreira Silva Santos, Alexya de Souza Nascimento e Éverton da Silva Lira, com auxílio e coordenação da professora e coordenadora do curso técnico em Recursos Humanos, Flávia Cristina Penteado Martins.
    “Um dos componentes do curso de Logística é Ética e Cidadania Organizacional, que tem por intenção levar o aluno a observar além de si, considerando o todo e a necessidade do próximo e do coletivo. Um dos itens discutidos foi o trabalho voluntário, que tira o foco do individual e foca no coletivo”, conta Flávia.

    Os alunos, então, sugeriram fazer uma campanha de arrecadação como uma competição entre salas, sendo o total de nove salas do período noturno. A ideia foi direcionada ao professor Silvio Campion, responsável pela coordenação do curso de Logística, que deu total suporte e apoio durante todo o período ativo da arrecadação.

    Thawane explica que ela, Éverton e Alexya, desenvolveram um banner da campanha, que foi colocado em todas as salas. “Incentivamos que os alunos divulgassem a iniciativa, publicando e compartilhando. Depois disso, passamos diariamente em todas as salas recolhendo, triando e fazendo a contagem das peças. Esse projeto mostrou pra gente que sim, é possível arrecadar. As pessoas se animam. E tem também a questão do social. Fizemos uma competição, mas o objetivo foi o de ajudar as pessoas. No nosso dia a dia, acabamos esquecendo que os outros também têm necessidades. Acredito que esse projeto foi para estimular a empatia”, destaca a aluna.

    Cada peça arrecadada somava um ponto para a sala. Ao final do período da campanha, que ocorreu de 30/05 até 15/06, a sala vencedora foi o 3º Módulo de Recursos Humanos, que arrecadou 1.572 peças no total. O prêmio para os alunos foi um cine pipoca – a sala toda pode assistir a um filme, acompanhados de pipoca e chocolate quente.

    A campanha movimentou toda a escola. Segundo Flávia, professores, funcionários, assim como os amigos e familiares dos alunos, se envolveram na iniciativa e buscaram contribuir. “Aqueceu a escola, conseguimos contagiar todo mundo. Não imaginávamos arrecadar tanto. Didaticamente, foi uma atividade muito legal e, solidariamente, conseguimos tocá-los”, ressalta.

    A assistente social da Central de Projetos do Fussp, Cássia Tonin Deltio, conta que muitas famílias do município serão atendidas graças a essa doação. “Ficamos muito felizes em ver o engajamento dos alunos e da escola de se preocupar com o próximo. Essa arrecadação vai somar muito às nossas coletas, porque recebemos cerca de cinco famílias por dia buscando por doações de agasalhos. Então, só temos a agradecer essa iniciativa”.

    Para a presidente do Fussp, Andréa Almeida, a iniciativa foi surpreendente. “Impressionante perceber a dedicação dos alunos para organizar e realizar essa arrecadação. São 3.000 mil peças que vão ajudar diversas famílias, de toda a cidade, nesse inverno. Foi uma atitude que demonstrou, além de um ótimo trabalho em equipe, muita empatia e preocupação com o próximo e isso precisa ser exaltado. Por isso, nós, enquanto Fundo Social, deixamos nosso imenso agradecimento aos alunos e suas famílias, aos professores e aos funcionários da ETEC Paulista. Atitude tocante e de plena demonstração de carinho e cuidado com aqueles que mais precisam”, destaca.
    SERVIÇO – Campanha do Agasalho 2022. Mais informações na Central de Projetos, rua Professor José Rosário Losso, 946, Jaraguá ou pelo telefone: 3422-9677.

   

     Foto: Isabela Borghese

Autoria: Camila Piacentini / CCS Fonte: Prefeitura de Piracicaba