×
30/06/2022 16h59 Há 716 dias
Alunos de pós-graduação da EEP visitam a ETE Bela Vista

    A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista recebeu, na manhã do último sábado (25), através do programa Portas Abertas, a visita de alunos do Curso de Pós-Graduação em Infraestrutura de Saneamento Básico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), acompanhados do professor Daniel Manzi. O grupo foi recebido pela supervisora de Operações da Mirante, Amanda Miquelani, pelo supervisor de ETE, Diego Cesar Alli, e pela coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social, Maria Aparecida Draheim.

    Durante o tour pela unidade, os alunos conheceram a estrutura física e tecnológica da ETE Bela Vista. “Apresentamos as etapas do tratamento de lodos ativados, assim como detalhes operacionais dessa concepção e seus benefícios ao meio ambiente”, explicou Amanda. Eles também puderam ver de perto o Secador de Lodo à luz solar que, desde 2020, é responsável por reduzir para um terço o volume de todo o lodo gerado em Piracicaba – aproximadamente 1.200 toneladas/ano. 

    “Para nós, é uma grande oportunidade de apresentar aos alunos, que são de várias cidades do Estado de São Paulo, obras e operações de vanguarda no saneamento, como a ETE Bela Vista, construída e operada pela Mirante”, disse Daniel. O professor ministra as disciplinas Abastecimento de Água Tratada, Captação de Água Bruta e Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário em cursos de pós-graduação.

    De acordo com Maria Aparecida, o programa Portas Abertas, que está sendo retomado após dois anos de pandemia, integra as ações desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social, que visa promover o acesso direto da população aos processos operacionais. “As visitas estudo proporcionam uma visão de desenvolvimento e estimulam um pensar e fazer sobre o meio ambiente vinculado ao diálogo entre saberes, proporcionando a interação entre a sociedade, a Mirante e o meio ambiente".

    Após a visita à ETE Bela Vista, os alunos foram conhecer o funcionamento de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

Autoria: Ude Valentini Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba