×
12/04/2022 11h30 Há 733 dias
Apostila de professor da EEP recebe mais de 20 mil visualizações e downloads

    Depois de 18 anos ministrando a disciplina de automação industrial na EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba, o professor Marcelo Eurípedes da Silva lançou recentemente o livro “Automação Industrial - Aprendendo com Exercícios: Parte 1 - Programação de CLP - Blocos Funcionais”, publicação cujo conteúdo inicial, em forma de apostila, recebeu mais de 20 mil visualizações e downloads pela internet. 

    “Revendo a literatura existente, senti falta de referências bibliográficas com foco em exercícios práticos, para que os alunos possam aprender fazendo, utilizando para isso os laboratórios que a EEP disponibiliza”, disse o autor do e.book.  

    Ele conta que, para complementar o processo de aprendizagem em automação, escreveu algumas apostilas com vários exercícios propostos que acabaram sendo muito bem aceitas pelos alunos. “Isso porque não dá para ensinar automação apenas em sala; pois sua prática exige um sistema automatizado funcionando para que o aluno possa resolver os exercícios conforme as etapas vão sendo superadas e o grau de complexidade aumentando”, justificou. 

    Segundo o autor, na ausência de referências bibliográficas mais completas, os alunos compartilharam o conteúdo das postilas em diversos sites e solicitaram a ele o envio das respostas práticas para os exercícios propostos. “Achei, então, produtivo lançar um e.book que trouxesse essas resoluções, entre diversos outros exercícios aplicados em provas e trabalhos”, revela.  



    O professor Marcelo Eurípedes lembra que a disciplina consta semanalmente de duas aulas teóricas e uma prática e que a metodologia de ensino para resolução dos exercícios permite que o aluno visualize na prática o que está sendo passado em aula, auxiliando quem entende pouco da matéria e também os alunos com formações mais avançadas.  “Já estou trabalhando nos próximos volumes, que trarão menos teoria e mais exercícios resolvidos passo a passo, via desenhos esquemáticos”, antecipou.  

    Na avaliação virtual feita por Maria Adelina Super, ela recomenda a publicação para quem quer aprimorar seus conhecimentos sobre processos de automação. “Prático e objetivo”, avaliou. 

    O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da EEP, Prof. Fernando de Lima Camargo, parabenizou o autor pela publicação que, segundo ele, tornou-se referência devido à profundidade e qualidade do conteúdo. “Além de revelar a iniciativa e o comprometimento do professor para com os seus alunos, o livro surge para suprir uma carência muito grande na área de automação contribuindo, assim, para a melhor formação dos alunos e para a qualificação do ensino na EEP”, considerou. 

Autoria: Fumep - Assessoria de Comunicação Fonte: Escola de Engenharia de Piracicaba