×
24/06/2022 15h00 Há 664 dias
Clube da Esquina hoje e amanhã no Erotídes

    Em comemoração aos 50 anos do Álbum “Clube da Esquina”, lançado pela gravadora EMI-Odeon em março de 1972, músicos piracicabanos se reúnem para celebrar e relembrar canções do álbum e várias outras músicas de compositores que integraram o movimento “Clube da Esquina”.

    Creditado a Milton Nascimento e Lô Borges, o álbum “Clube da Esquina”, foi eleito, em 2022, o melhor álbum brasileiro já lançado. A escolha foi feita por 162 especialistas de áreas ligadas à produção musical, entre eles jornalistas, podcasters, músicos, produtores e youtubers. Em setembro de 2012 já havia sido considerado o 7º melhor disco (LP) brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone, assim como foi eleito o segundo melhor disco brasileiro da história, pelo público da Rádio Eldorado FM, do portal Estadao.com e dos leitores do Caderno C2+Música (jornal O Estadão).

    Em resenhas profissionais o “Clube da Esquina” segue tido como um dos álbuns mais marcantes da carreira de Milton Nascimento e Lô Borges, assim como da própria MPB. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_da_Esquina_(%C3%A1lbum))

    Segundo o compositor Márcio Borges (irmão de Lô) “o álbum agrega o ecumenismno interracial, internacional e interplanetário proposto pelas dissonâncias atemporais de Bituca (apelido de Milton Nascimento) com achados de Chopin e a beatlemanía do então menino Lô Borges.”

    Além de Milton Nascimento e Lô Borges, participaram do movimento “Clube da Esquina” compositores, cantores e instrumentistas, dentre eles Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Wagner Tiso, Tavinho Moura, Tavito, Nelson Angelo, Robertinho Silva, Luiz Alves, Vermelho e Rubinho.

    Em 2022 a obra completa 50 anos de seu lançamento, constituindo uma oportunidade ímpar de rememora-la e de prestar a devida homenagem aos seus autores, os quais fizeram e fazem parte da história da música brasileira.

Reviver as canções do Clube da Esquina é reoxigenar, na memória, canções que marcaram gerações e impactaram significativamente a cultura musical de nosso país, influenciando dezenas de outros artistas com suas melodias, letras e misturas rítmicas singulares.

    A potencialidade influenciadora da obra, que extrapolou os limites territoriais de Minas Gerais, chegou até a cidade de Piracicaba, inspirando os artistas Hélio Braga Jr. e Cláudio Cacau a criarem uma banda autoral, nos anos 80: o Claro Cristal, que, além das músicas próprias, trazia em seu repertório as canções do Clube da Esquina – referência maior do grupo.

    Com a herança cultural do Clube da Esquina, e com uma longa trajetória no meio musical, Hélio e Cacau permanecem ativos no cenário cultural piracicabano. Dentre o extenso portfólio, destacam-se a produção do show “Infinita Viagem” – recorde de público no Teatro do SESI Piracicaba (2010), a participação no show Revivendo, que se encontra em sua 10ª edição anual, colecionando sucesso de público, lotando teatros em sessões múltiplas e gerando grande repercussão regional e, mais recentemente, a “Live Gerações” (2021) – evento beneficente com 759 visualizações.

    É com essa experiência e amor pela música que Cacau e Hélio organizam uma grande homenagem a um marco da cultura brasileira: o show “Turnê da Esquina - 50 anos do Clube da Esquina”. Com Previsão de 1h40 de duração e cenário composto por elementos que remetem à canção “Clube da Esquina”, o show trará em seu repertório clássicos da MPB como: Canção da América, O Trem Azul, Clube da Esquina 2, Paisagem da Janela, Nada Será Como Antes, Bola de Meia Bola de Gude, Feira Moderna, Para Lennon e McCartney, Nos Bailes da Vida, Planeta Sonho, Linda Juventude, Espanhola, Tudo que Você Podia Ser e muito mais.

    Agregando gerações, a banda é formada por Hélio Braga Jr. (contrabaixo e produção), seu filho Flávio Braga (bateria), Cláudio Cacau (piano/teclados, arranjos e direção musical), seu filho Iuri B. Almeida (guitarra e violão), Júlio Abbas (percussão), Daniel Visotto (saxofone), Daniel Esteves (voz e técnica). O backing vocal fica a cargo de Ester Leite.

 

    SERVIÇO - AGENDA: 

    Dias 24 e 25/06 – 19:30 - Teatro Erotides de Campos (Engenho)

    Entrada Gratuita – sugerida doação de leite longa vida

    Ingressos – retirar 1 hora antes na bilheteria do Teatro

    Realização: Secretaria Municipal de Ação Cultura e Turismo

 

    Dia 02/07 – 18:30 – Escola Livre de Música JDG • Rua Miss Martha Watts, 388 – Bairro Nova América - Piracicaba

    Ingressos – R$ 25,00 - solicitar por wathsapp (19) 9.9472.0874

    Acomodação em mesas, com venda de bebidas e petiscos

 

    TURNÊ DA ESQUINA

    Categoria: Música

    Duração aproximada: 1h40min

    Classificação sugerida: 12 anos

    CONTATOS Cláudio Cacau (19) 9.9472.0874 – claudio_music@yahoo.com.br Hélio Braga Jr. (19) 9.9615.4946

 

    FOTO: Divulgação

Autoria: Cláudio Cacau Fonte: