×
17/09/2022 08h28 Há 584 dias
Comunidade Portelinha recebe Oficina de Sabão Ecológico

    A área de Responsabilidade Social da Mirante promoveu mais uma Oficina de Sabão Ecológico, dessa vez na Comunidade Portelinha. O objetivo das oficinas é difundir a destinação correta do óleo de cozinha usado, além de ensinar como produzir o sabão ecológico como uma fonte alternativa de renda.

    De acordo com Gabriel Bertolo, da área de Responsabilidade Social da Mirante, a oficina reuniu moradoras da Portelinha que, bastante motivadas, aprenderam a produzir o sabão ecológico. “É muito importante ações como essas porque conversamos sobre como o óleo usado pode prejudicar o meio ambiente e como podemos utilizá-lo em favor da economia familiar e geração de renda”, disse Gabriel.

    Outro fator considerado durante essas reuniões é como o produto pode afetar a rede coletora de esgoto quando descartado em pias e ralos. “O descarte de óleo na rede coletora é uma das principais causas de entupimento. Além disso, segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui cerca de 20 mil litros de água. Por isso a importância do descarte correto”, salienta Gabriel.

    “A Oficina de Sabão Ecológico foi muito boa, eu adorei. Muito interessante saber o que fazer com o óleo de cozinha usado, esse é o foco do projeto”, disse a moradora Luciana Theodoro. Para o líder comunitário Edvaldo Carvalho, a oficina foi muito positiva. “Parabéns para a Mirante pela iniciativa e, principalmente, parabéns para a comunidade que abraçou a ideia. Nossa intenção é estender essa prática para que as pessoas conheçam o sabão e ecológico e, assim, destinem corretamente o óleo de cozinha usado”, afirmou Edvaldo.

    Armazenar o óleo usado é bem simples:

    1) Filtre o óleo: após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

    2) Armazene em garrafas PETs: após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico do Programa De Olho no Óleo.

    CONTATO

    Ficou interessado?

    Entre em contato pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br .

    Acesse também nosso site www.miranteppp.com.br e nossas redes sociais: Mirante (Facebook) e @miranteppp (Instagram) para saber mais.

Autoria: Ude Valentini Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba