×
09/06/2022 18h00 Há 679 dias
Dia Mundial do Meio Ambiente: preservar é preciso!

    Celebrado em 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deve ser uma data para reflexão sobre como o ser humano vem lidando com os recursos naturais e como pode agir em favor dele e, consequentemente, em favor da vida. Porque não há vida sem água potável, ar puro, solo fértil e clima ameno. Mais ainda, não há economia sem um ambiente estável.

A área de saneamento, intimamente ligada com o meio ambiente, teve um grande ganho com o novo marco legal, que prevê melhores condições de saneamento básico para todos. Mas em Piracicaba, a valorização e o cuidado com o meio     ambiente andam a passos largos, especialmente nos últimos 10 anos, com a chegada da Mirante no município. “A coleta e o tratamento de esgoto são essenciais para a preservação do meio ambiente. Preservando o meio ambiente também estamos cuidando de pessoas e deixando um legado para as novas gerações. Essa é a nossa finalidade”, afirma a diretora presidente da Mirante, Silvia Leticia Tesseroli. Ela lembra ainda que “Os mananciais, quando contaminados enfraquecem ou destroem o ecossistema natural que sustentam a saúde humana, a produção alimentar e a biodiversidade”.

    Mas não basta a coleta e tratamento de esgoto, é necessário que a população entenda a importância da preservação. Por isso, a área de Responsabilidade Social da Mirante atua fortemente na formação e conscientização de crianças, adolescentes e jovens acerca do tema sustentabilidade. “Desenvolvemos projetos junto a esse público justamente para que possamos contribuir com a formação de pessoas preocupadas com questões tão relevantes para o futuro do nosso     planeta, para as próximas gerações”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim.

Entre os projetos citados por Maria Aparecida, o Saúde Nota 10 proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas.  “Proporcionamos uma série de atividades práticas, conforme a idade dos alunos, para que eles possam pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos”, comenta a coordenadora.

    Já o Projeto Pioneiros, além de aprofundar o conhecimento de jovens com idade entre 16 e 18 anos, sobre o mercado de trabalho e apresentá-los a diferentes profissões, são apresentadas diversas áreas da empresa e serviços de infraestrutura e saneamento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo, o senso de responsabilidade, a criatividade e a inovação.

    “Todos nós podemos fazer a nossa parte e, se todos fizermos, teremos um mundo sustentável, teremos qualidade de vida para todos, teremos esperança no futuro que está por vir. Deixar um legado de sustentabilidade para as próximas gerações é muito mais do que fazer a nossa parte. É fazer nossa obrigação”, conclui Maria Aparecida.

Autoria: Ude Valentini Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba