×
13/06/2022 18h00 Há 712 dias
Diocese celebra os 60 anos da Dedicação da Catedral de Piracicaba

    No dia 17 de junho de 1962, ou seja, 60 anos atrás, Piracicaba recebeu a visita do então núncio apostólico do Brasil, Dom Armando Lombardi. Ele veio a convite de Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, segundo bispo diocesano, e celebrou na data a Dedicação da Catedral de Santo Antônio, consagrando a Deus a igreja-mãe de toda a Diocese.

    Para comemorar o 60º aniversário de Dedicação da Catedral, na próxima sexta-feira (17), às 18 horas, Dom Devair Araújo da Fonseca, preside a missa solene em ação de graças pela data.

    A dedicação é a celebração litúrgica em que se consagra uma igreja, dedicando-a exclusivamente a Deus, recordando que é um local abençoado, ponto de encontro de Deus com seu povo. Na cerimônia, que só se realiza quando a construção da igreja está totalmente concluída, o consagrante unge com o óleo do Crisma o altar e vários outros pontos do templo, como paredes e colunas.

    A cerimônia de 1962 está entre as mais importantes da história da Catedral de Piracicaba, tendo contato com a presença do núncio apostólico do Brasil no período. Também marcaram época eventos como o Jubileu de 75 Anos da Diocese, em 2019, e a bênção das torres da Catedral, que aconteceu anos antes da dedicação, em 1958, e teve participação do Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, arcebispo de São Paulo, e autoridades como o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, o Governador do Estado, Jânio Quadros. 

Autoria: Fonte: Diocese de Piracicaba