×
06/06/2022 20h00 Há 70 dias
EEP promove 5ª Jornada de Estudos em Engenharia de Produção

    O curso de Engenharia de Produção da EEP/FUMEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) promove amanhã (7) sua  5ª Jornada de Estudos, com duas palestras presenciais  abertas ao público, das 19h30 às 21 horas, no salão nobre da Instituição;  atividades virtuais com exposição de 30 trabalhos acadêmicos pelo site www.eep.br; e Mostra paralela  no Centro Cultural da Biblioteca.

    Segundo o coordenador acadêmico do curso, Prof. André de Lima, as palestras serão em formato Ted; ou seja, terão em média 15 minutos para exposição do tema central, com posterior abertura de discussão junto ao público presente.

    Ele conta que o evento quer externar o que vem sendo aplicado em aula, revelando aos alunos veteranos a evolução e o dinamismo do curso por meio da atualização de conceitos; ao mesmo tempo em que permite aos novos alunos enxergar a dinâmica e a proposta do curso que escolheram”, disse.

    Segundo Lima, tem sido grande o interesse de pessoas que estão querendo fazer o curso mas têm dificuldade de entender o que é a Engenharia de Produção. Para ele, a Jornada também atende a este público ao promover o compartilhamento de conceitos e conhecimentos apresentados durante o evento.

     “Pelos acessos virtuais que tivemos em edições anteriores da Jornada, percebemos que muitas pessoas começaram a acompanhar as Jornadas para entender melhor a imensidão de possibilidades abertas a partir da Engenharia de Produção”, considerou Lima, lembrando que a Jornada tem sobretudo o objetivo de promover a divulgação profissional desta grande área.

    Na programação, palestra com a consultora em inovação, Profª Tais Helena Lacerda. Organizadora de eventos e ações com Meetups, professora universitária por 32 anos em cursos de Engenharia e responsável pela gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, ela vai falar sobre empreendedorismo na engenharia. “Há várias frentes de fomentos disponibilizadas pelo governo,  mas ainda desconhecidas pelas empresas, que acabam não aproveitando os benefícios disponíveis por meio de fomento a fundo perdido”, disse.

    A ex-aluna e engenheira de produção Monica de Almeida também participa desta edição da Jornada para compartilhar sua experiência profissional. Ela é mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, pela Must University; atuou como analista de requisitos na fábrica de software Luxfacta, onde era responsável por análise, documentação, definição e implementação de processos, além de relacionamento com o cliente e aplicação de treinamentos. Também é escritora independente e colunista na EmContos Editorial.

    Com relação à exposição dos trabalhos acadêmicos na Biblioteca da EEP/FUMEP, Lima revela que eles são resultado das dinâmicas desenvolvidas em aula em atendimento às metodologias ativas de ensino, em que mediante orientação dos professores, os alunos vão a campo, chegando inclusive a prestar  consultoria externa auxiliando empresas da região  e identificar o cenário na qual está inserida para que propostas de melhorias sejam efetivadas.

    “Serão expostos dois grandes trabalhos que se fundiram em um só devido ao processo de interdisciplinaridade das disciplinas de Engenharia Econômica, coordenada pelo Prof. Francisco Crocomo; e Produção de Serviços, pelo Prof. Marcelo Zambon”, revelou Lima. 

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Fundação Municipal de Ensino