×
09/06/2022 20h27 Há 67 dias
EEP seleciona 27 carros para a Competição de Gravity Car no domingo

    A diversão promete rolar solta a partir das 8 horas destes sábado e domingo, dias 11 e 12, no campus da EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba, onde alunos, ex-alunos, profissionais e admiradores do esporte participam de mais uma edição da Competição de Gravity Car; ou seja, carros sem motor, movidos apenas à força da gravidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

    Do total de 33 inscritos, 27 equipes atenderam a todos os requisitos legais exigidos pela comissão técnica, coordenada pelos alunos Bruno Roel e Caroline Augusti, e foram pré-selecionadas para participar da prova.  “Esta é a primeira fase classificatória, em que as equipes apresentam o croqui do projeto do carro e o termo de acordo do piloto”, disse o Profº  André de lima, coordenador acadêmico do curso de Engenharia de Produção da EEP e um dos organizadores do evento.

    Ele revela que participam da competição uma  equipe do Colégio COTIP, três equipes do Ifesp, três da Fatec, uma do Colégio Einstein Limeira, uma da ETEC Industrial e 18 equipes compostas por alunos de praticamente todos os cursos da EEP. “Eles compraram a idéia da competição, que instiga a formação prática do engenheiro”, considerou.

    Lima conta que a movimentação começa no sábado, com a prova de verificação e designe da competição.  “É quando o Comitê Técnico da competição verifica se os carros atendem às regras de medidas, conforto, segurança do piloto e, sobretudo, frenagem”, disse Lima, sem se esquecer dos equipamentos de segurança e proteção, como capacete, luvas e cotoveleiras.

    No domingo, as equipes disputam duas provas práticas ladeira abaixo: a primeira, para avaliar quem faz o percurso com maior velocidade e menor tempo, considerando-se também os aspectos voltados à frenagem, conforto e segurança; e a segunda e última prova, conhecida como super-prime ou mata-mata, em que as 16 melhores equipes disputam de duas em duas até se chegar a oito finalistas, depois a quatro e, por último, a duas equipes finalistas.

    Ele explica que o Gravity Car é uma versão aprimorada da corrida de rolimã que se tornou uma competição séria. “É uma brincadeira que vem da época de garoto e que hoje ocorre de maneira mais organizada e com carrinhos muito mais velozes, com design, suspensão, projeto e segurança”, disse.

    Lima lembra que o planejamento e fabricação do carro são responsabilidade de cada grupo participante e que o carro precisa estar bem alinhado e ter uma aerodinâmica boa para conseguir mais velocidade. “Com a corrida, o aluno coloca  em prática todas as técnicas aprendidas em sala de aula e, por ser uma atividade interdisciplinar, acaba reunindo vários conhecimentos em um só projeto”, observa o coordenador.

    “Mundialmente, este tipo de evento tem como tradição a formação de profissionais para o setor automotivo, no qual região metropolitana de Piracicaba está fortemente inserida. “Neste contexto, o evento traz a oportunidade de despertar nos graduandos de engenharia o interesse pela área automotiva, que move boa parte da economia mundial”, disse Lima.

    Ele lembra que a EEP tem o compromisso de formar bons profissionais e o Gravity Car ajuda muito neste processo.

Autoria: Nilma Moratori Fonte: Fundação Municipal de Ensino