×
19/09/2022 07h41 Há 642 dias
Esalq integrará o Ano Internacional das Ciências Básicas

    Desde o início deste mês, parte das atividades realizadas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), integra a programação do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. Essa integração ocorre por meio do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, junto às ações do CRECIN - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, vinculado ao Clubinho de Ciências.

    O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e sua agência para educação, a Unesco. Este ano será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público em geral, da importância da ciência básica para o nosso futuro.

    Dessa forma, as ações na Esalq foram elaboradas para proporcionar aos visitantes, atividades que atribuam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade e Energia Acessível e Limpa.

    Ciência na prática – No Museu “Luiz de Queiroz”, serão utilizados o acervo das salas expositivas, fazendo um paralelo para compreender narrativas sobre os ODS abordados. Assim, serão valorizados objetos expostos em relação ao tipo de ciência em que é aplicado e quais seus impactos negativos e positivos, bem como métodos de mitigar ou aplicar determinadas práticas. A utilização de temas como agricultura, economia, matemática, ciências do solo, química, física, biologia, entre outras áreas do conhecimento, serão trabalhados em roteiros didáticos por monitores bolsistas do Museu.

    Quanto ao Clubinho de Ciências, as atividades serão focadas na elaboração e construção de modelos práticos e/ou experimentos e materiais didáticos à sustentabilidade, com destaque para fontes de energia, uso racional da água, tipos de combustíveis, dentre outros. As ações também incluem a formação dos visitantes, em relação ao conteúdo, partindo dos processos de estruturação dos experimentos até seus conceitos básicos e aplicações no ensino.

    Primavera – O primeiro grande momento dessa integração ocorrerá durante a 16ª Primavera dos Museus, de 19 a 25 de setembro de 2022, onde as propostas da semana foram elaboradas já aplicando os ODS selecionados.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são parceiras oficiais desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem     organizados oficialmente no âmbito do AICBDS/IYBSSD.

    Na Esalq, as atividades ocorrem no âmbito da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária e são coordenadas, no Museu, pelo Especialista em Projetos de Museografia Edno Aparecido Dário e pelo     Colaborador de Atividades Charles Albert Medeiros. Já o Crecin e Clubinho de Ciências tem a coordenação da professora Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

    Saiba mais em: https://www.abc.org.br/evento/ano-internacional-da-ciencia-basica-para-o... Ou acesse os perfis www.instagram.com/museulq ou https://www.instagram.com/crecin.esalq/.

Autoria: Caio Albuquerque Fonte: Esalq - Piracicaba