Cerca de 150 pessoas participaram no
último sábado (9) do evento de “Conscientização sobre o Autismo”, no auditório
da Acipi para celebrar a Semana da Conscientização do Autista, instituída desde
2021 por lei estadual de autoria do deputado Roberto Morais (Cidadania).
A fisioterapeuta Michelly Basso, terapeuta
especializada no espectro autista e Luís Antonio (Zizo) Porto, adulto autista,
foram os palestrantes do evento organizado em parceria com a entidade Pernas
Caipiras.
Michelly destacou as dificuldades da criança com autismo e das famílias para fazer o diagnóstico e atender as necessidades dela. Já Luís Antonio, falou sobre as condições enfrentadas pelos adultos que muitas vezes nem tiveram o diagnóstico na infância. "Precisamos falar sobre o assunto cada vez mais para que a sociedade aprenda a conviver com o autista, assim como todas as diferenças", esclarece Porto.
Um dos destaques de Michelly na apresentação foi a mudança no símbolo das campanhas do autismo. "Antes éramos representados por um quebra-cabeça e agora um símbolo de infinito para uma nova fase, para mostrar que o autista é uma pessoa completa e não faltando pedaços", explica a fonoaudióloga.
Para o deputado Roberto Morais, o evento deixou ainda mais clara a importância de continuar lutando por novas leis em defesa dessa causa. "Estou me sentindo gratificado por provocar esta iniciativa por meio da Lei do Autismo que aprovamos na Alesp, e ao mesmo tempo ainda mais motivado a buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência por meio de projetos de lei", destaca Morais. "Agradeço muito esses parceiros que colaboraram para este evento tão importante e esclarecedor", conclui. O evento contou também com exposição de livros, brinquedos educativos e sorteio de brindes.
Foto: Divulgação
Autoria: Fonte: Roberto Morais - Notícias