×
22/08/2022 11h22 Há 605 dias
Informática é essencial dentro de um complexo hospitalar

    Apenas 79 anos separam o primeiro computador instalado nos Estados Unidos com a atual evolução esmagadora da Informática. A data de 15 de agosto, Dia da Informática, é para lembrar aquele ano de 1943, pois de lá para cá, a evolução tecnológica iniciada com esses primeiros equipamentos, permitiu um salto não só tecnológico mas também do ponto de vista humano no mundo.

    Hoje a informática, que integra um conjunto de equipamentos e sistemas está em praticamente todas as ações desempenhadas pelo ser humano, seja como ferramentas facilitadoras no trabalho seja nas atividades pessoais.

    Na Santa Casa de Piracicaba, por exemplo, o Departamento Suporte e Infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) tem desenvolvido melhorias no que diz respeito à inovação de ferramentas utilizadas pelos usuários, à  busca dos melhores softwares e à atualizações para viabilizar um bom desempenho e segurança em todo ambiente de TI do complexo hospitalar.

    De acordo com o coordenador do departamento, Ronni Novello, sua equipe tem sido responsável pela criação e implantação do sistema de monitoramento em tempo real em 12 áreas técnicas e cabeamento estruturado, que identifica o incidente no ambiente de TI mantendo a disponibilidade necessária para uso dos sistemas e tecnologias utilizadas pelo Hospital e pelo seu plano de saúde, o Santa Casa Saúde Piracicaba.

    “São cerca de 136 aplicações e ferramentas desenvolvidas internamente pela equipe de desenvolvimento da instituição ao longo dos anos, visando sempre a redução de custos com terceirização de serviços por meio da utilização da experiência e conhecimento dos profissionais de cada área, responsáveis pela criação de softwares que atendam às particularidades da instituição", disse. Como desataque, Ronni aponta o Sistema Hospitalar de Prontuário Eletrônico, o Sistema de Operadora de Saúde, o Sistema de Agendamento Cirúrgico, o Sistema de Rastreabilidade de Processos da Central de Materiais, o Painel Assistencial, bem como a criação de indicadores e aplicativos para aprimoramento dos serviços aos funcionários e clientes, entre outros.

    Entre os softwares criados e em operação no complexo hospitalar, ele destaca também os Sistemas para Gestão de Relatórios, Gráficos, Equipamentos e Chamados internos; Aplicativo Integrado ao Sistema Plano de Saúde; serviços de Whatsapp para uso dos beneficiários e o constante aprimoramento em atualizações das páginas da instituição e da Santa Casa Saúde na Internet. "Além da criação de programas, a equipe também realiza todo suporte dos equipamentos instalados em todos os setores e unidades do Hospital", completou o coordenador. 

    Ele afirma que a TI, como parte integrante do processo de gestão hospitalar, apresenta resultados que vão muito além da redução de custos. "Trata-se sobretudo da orquestração do fluxo de trabalho das equipes, de agilidade no encaminhamento de requisições, exames e outras documentações, para o uso inteligente de recursos e  ganho em precisão diagnóstica", considerou.

Autoria: Fernanda Moraes Fonte: Santa Casa de Piracicaba