×
02/07/2022 17h01 Há 745 dias
Livro Batuque de Umbigada será lançado na 26ª Bienal

    O livro “Saberes no Pé do Tambu”, escrito pelo batuqueiro, filósofo e doutor em educação Antonio Filogenio de Paula Junior, que é paulistano, mas mora e atua em Piracicaba, terá tarde de lançamento e sessão de autógrafos na próxima segunda-feira, 4, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Expo Center Norte.

    O material compõe as ações do projeto de mesmo título, que é financiado pelo ProAC direto, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

    O livro, que é parte da tese de doutorado do autor, apresenta o Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambu ou Caiumba, como uma cultura de resistência marcada pela preservação de diferentes elementos das tradições de origem africana.

    “Ao longo da pesquisa, interessava a mim abordar como uma comunidade da qual eu faço parte pensa as relações a partir de uma cosmogonia de matriz bantu, que forma praticamente todas as culturas afro-paulistas que conhecemos, entre elas, a Caiumba, e como essas culturas são permeadas. É o estudo de uma forma de perceber o mundo a partir desse referencial”, afirma Antonio Filogenio de Paula Junior.

    PROJETO - O livro compõe um projeto mais amplo, também intitulado “Saberes no Pé do Tambu”, que reúne ações culturais e educativas como transmissões audiovisuais e contações de histórias. A realização é da ETC Produtora e da Casa de Batuqueiro, esta última, nascida na década de 1990 por meio do trabalho desenvolvido por Vanderlei Bastos e Antonio Filogenio de Paula Junior.

    O título “Saberes no Pé do Tambu” refere-se à tradição do Batuque de Umbigada e ao fato dos ensinamentos serem transmitidos “ao pé” do tambu, ou seja, muito próximo ao instrumento.

     SERVIÇO - Mais informações sobre o projeto “Saberes no Pé do Tambu” podem ser encontradas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora

Autoria: Rafael Bitencourt Fonte: