×
26/08/2022 10h20 Há 606 dias
Mirante: Crianças do CASE Educando Pelo Esporte participam de atividades

    A área de Responsabilidade Social da Mirante realizou com crianças do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) unidade Associação Atlética Educando Pelo Esporte, uma oficina do projeto Saúde Nota 10. Cerca de 80 crianças participaram das atividades, divididas em turmas pela manhã e tarde.

    A oficina teve início com uma roda de conversa que abordou temas relacionados a educação sanitária e ambiental, levando-os a pensar criticamente sobre sua relação com o lixo produzido no cotidiano, seu correto descarte e meios de aproveitamento de materiais recicláveis para fins alternativos e o não descarte de lixo na rede coletora de esgoto.

    Para Gabriel Bertolo, analista de Responsabilidade Social da Mirante, a atividade lúdica desenvolvida com o grupo envolveu temas importantes para a construção de conhecimentos relacionados à importância do saneamento, para a saúde e preservação do meio ambiente. “O lúdico viabiliza uma série de aprimoramentos em diversos âmbitos do desenvolvimento: cognitivo, motor, social e afetivo. Através do brincar, a criança inventa, descobre, experimenta, adquire habilidades, desenvolve a criatividade, a autonomia, expande o desenvolvimento da linguagem, pensamento e atenção, e também proporciona, além de situações prazerosas, o surgimento de comportamentos e assimilação de regras sociais. Nossa atividade uniu arte e educação, uma parceria que transforma a realidade da consciência sanitária e ambiental de cada participante”.

    Bruna Eloá de Almeida Gomes, coordenadora da Equipe de Atividades do Educando, ainda reforça “Além da didática ter sido muito bacana e ter proporcionado um momento de descontração para as crianças, acredito que a oficina foi importante para o desenvolvimento cidadão deles porque, através dessa vivência, foram estimulados pelo contato com várias peças que, geralmente, vão para o lixo no seu dia-a-dia, e que não tinham o olhar de que aquilo poderia virar um brinquedo, uma escultura, ser algo divertido. Eles só olhavam para aquilo como lixo e, hoje, após a oficina, esse olhar vai ser diferente”.

    SAÚDE NOTA 10 - O projeto Saúde Nota 10 proporciona à crianças e adolescentes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, são utilizados recursos diversos, bem como experiências in loco em que os alunos são incentivados a pensar em soluções para sua escola, seu bairro e seu dia a dia, no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a correta destinação de resíduos e materiais.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de responsabilidade social da Mirante pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br ou pelo (19) 97104-4007 (WhatsApp).

    CASE – Unidade Associação Atlética Educando Pelo Esporte - O CASE e os projetos do Educando atendem crianças e adolescentes de 6 a 15 anos – o projeto Educando atende adolescentes até os 17 –, em situação de vulnerabilidade e risco social, prioritariamente em casos em que haja ocorrência de trabalho infantil. O principal objetivo do CASE e dos projetos do Educando é estabelecer um serviço de convivência para as crianças e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As atividades são ofertadas no horário oposto ao da grade escolar regular e, portanto, num período em que uma atividade não interfira na outra.

Autoria: Caike Rizatto Taccelli Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba