×
18/09/2022 08h54 Há 583 dias
Museu Prudente vai expor objetos da cápsula do tempo da Escola Sud Mennucci

    O Museu Prudente de Moraes, ligado à Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), vai expor os objetos e documentos retirados da cápsula do tempo da Escola Estadual Sud Mennucci, aberta no último dia 07 de setembro, após 100 anos. Os responsáveis técnicos pela abertura da cápsula foram o historiador Maurício Beraldo e a conservadora-restauradora Ana Torrejais, ambos funcionários do Museu Prudente. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), a EE Sud Mennucci foi fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, e ocupa o atual prédio, na rua São João, 1.121, desde 1917.

    A cápsula do tempo - uma caixa de cobre - foi concretada na EE Sud Mennucci na semana da Independência de 1922 para ser aberta agora, no Bicentenário da Independência do Brasil, em 07/09 de 2022. O diretor da unidade era Honorato Faustino de Oliveira e foi ele quem teve a ideia de colocar objetos e documentos que representassem o momento do país. O material, composto por jornais, materiais escolares, fotografias e livros, entre outros itens, reunidos por professores e alunos, foi colocado em uma caixa de cobre que foi selada e colocada em um compartimento escavado na parede do salão principal da escola.

A abertura contou com um grande número de pessoas ligadas à história do colégio, como antigos diretores, professores, alunos e também representantes da atual comunidade escolar, para além de diversas autoridades.

    EXPOSIÇÃO - Maurício Beraldo e Ana Torrejais utilizaram técnicas precisas e recomendadas para a preservação do material ao realizar a abertura, no espaço do laboratório de Química da escola. Todos os objetos estavam em perfeito estado de conservação e, agora, serão devidamente identificados, higienizados e acondicionados de forma correta e farão parte de uma exposição no Museu Prudente de Moraes, ainda em data a ser definida.

    A diretora do Museu, Érica Frasson, destacou a parceria entre a EE Sud Mennucci, por meio diretora da instituição, Márcia Vieira, e o Museu Prudente de Moraes como importante para preservação da memória e da história do município. "Estar presente e vivenciar cada momento dessa comemoração foi um sentimento de emoção, tendo uma trajetória centenária para explorar e descobrir os objetos que estavam guardados numa cápsula de cobre, que carrega muitos significados históricos e representativos nessa trajetória que devemos valorizar e instituir a memória desse acontecimento, que jamais será esquecido por todos que ali estavam presentes nessa celebração", destacou.

Autoria: Fonte: Prefeitura de Piracicaba