×
25/07/2022 12h56 Há 633 dias
Núcleo Animal resgata 4 cães em situação de abandono

    O Núcleo de Bem-Estar Animal, vinculado às secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e da Saúde (SMS), realizou o resgate de quatro cães em situação de abandono na semana passada. Os animais, dois machos e duas fêmeas, estavam presos dentro de uma residência na rua Tupã, no bairro Itapuã. O Pelotão Ambiental, da Guarda Civil, também esteve presente no local para oferecer apoio aos servidores que realizaram o resgate.

    De acordo com o coordenador do NBEA, Matheus Santos, a ação foi feita após denúncia anônima, registrada pelo 156. “Fomos até o local averiguar a situação e constatamos as péssimas condições em que os animais se encontravam. Elaboramos, então, um boletim de ocorrência e, pelo Núcleo, o autor será autuado em R$ 8.000 pelas situações encontradas. É importante ressaltar que a casa do autor é própria, o que imputa o crime apenas a ele”, explica.

    Segundo laudo clínico do NBEA, os animais têm idade estimada entre um e três anos, com condição corporal abaixo do ideal e com dermatites pelo corpo. Nenhum deles é castrado. Os cães, que foram retirados do local pela equipe do Núcleo e encaminhados para um lar temporário, passarão por exames clínicos de hemograma, porque há indícios de doença do carrapato. Se constatada, receberão tratamento adequado e, assim que a saúde dos quatro animais for reestabelecida, serão liberados para adoção. O tutor dos animais não foi encontrado.

Autoria: Camila Piacentini / CCS Fonte: Prefeitura de Piracicaba