×
01/07/2022 12h12 Há 694 dias
"Pagliacci" de Ruggero Leoncavalo, domingo no Teatro

     A ópera tem um prólogo (Si può?) onde um ator vem alertar o público: o que eles vão ver não será uma série de palhaçadas, e sim coisas da própria vida. Mas não se assustem: eles apenas fingem o verdadeiro. A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o Palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se (Vesti la giubba). Durante a representação, o Palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola passando do fingimento à realidade: ele mata a mulher e, em seguida, o amante, que veio socorrê-la. Depois anuncia ao horrorizado público: "A comédia acabou!"

   FICHA TÉCNICAElenco: Nedda/Colombina - atriz e mulher de Canio (soprano) Ana Beatriz Machado, Canio/Pagliaccio - chefe da cia de teatro (tenor) Lucas Melo, Tonio/Taddeo - comediante (barítono) Willian Donizetti, Peppe/Arlecchino - comediante (tenor) Anibal Mancini, Silvio - um camponês (barítono) Marcus Ouros, Ensemble Vocal Leoncavallo.

    Direção musical: Renan Branco (piano), diretor cênico: André di Peroli, assistente de direção: Gustavo Teodoro, cenografia, figurinos, legendas: Cia Ópera São Paulo, produção: Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo, direção geral e artística: Paulo Abrão Esper, coordenação: Alberto Marcondes.

    Realização: Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano di Cultura San Paolo, Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria de Cultura. Correalização: Governo do Estado de São Paulo I Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo I Amigos da Arte.

  

    SERVIÇO    

    "Pagliacci" de Ruggero Leoncavalo

     Teatro Municipal Dr. Losso Netto - Sala 1

     Dia 3/07 – Domingo – 17:00

     Duração 60 minutos

     Ingressos: Entrada gratuita com um 1 kg de alimento não-perecível. Retirada 1 hora antes do espetáculo | Classificação: Livre.

     Foto: apresentação Theatro São Pedro, cidade de São Paulo – baressp.com.br)

 

Autoria: Fonte: Secretaria Municipal de Ação Cultural - Piracicaba