×
06/06/2022 10h00 Há 741 dias
Piracicaba: Secretaria de Agricultura já reconstruiu cinco pontes

    A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) já reconstruiu cinco pontes de madeira da zona rural e fez reparos em mais nove, apenas neste primeiro semestre de 2022.

   A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais. O trabalho artesanal feito com eucalipto tratado e pela equipe de sete servidores garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.

    Ecidir Aparecido Prudente Ferreira, servidor e encarregado da equipe da Sema, já trabalha com pontes de madeira há 12 anos. Ele conta que todo trabalho é planejado cuidadosamente para garantir a segurança da população e a durabilidade da obra. 

    “Quando verificada a necessidade de reconstrução, demolimos a ponte, preparamos toda a fundação para colocar os esteios de sustentação e partir para a reconstrução de fato, com travas de aço, pedras de concreto fundidas pela Sema e madeira tratada, para então cobrir com terra e o material para pavimentos, que pode ser lajão britado ou agregado reciclado”, explica Ferreira.

    O atendimento às pontes segue programação que prioriza os locais mais urgentes ou sem possibilidade de passagem, e a equipe diariamente monitora as pontes para verificar possíveis problemas.

    As pontes que foram reconstruídas neste ano ficam nos bairros de Anhumas, Almeida, Pedra Branca e Santa Olímpia. Os reparos foram em pontes dos bairros Campestre, Pau Queimado, Pedra Branca, Pau D’Alho, Pau d”Alhinho, Santa Olímpia, Passa Cinco, Água Bonita e Santa Isabel. Além disso, há a limpeza e poda de mato ao redor das pontes, que é feita semanalmente.


    Foto: Divulgação/SEMA/Thais Passos

Autoria: Thais Passos/SEMA Fonte: Prefeitura de Piracicaba