×
31/03/2022 12h00 Há 785 dias
Prefeitura e parceiros retomam atividades Horto de Tupi

    A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Fundação Florestal (FF) retomaram as atividades de educação ambiental na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) com as escolas e comunidade. Voltam a ser realizados no local os programas Vem pro Horto, PJ Tupi, Bacia Caipira e EducaTrilha na Escola. A primeira atividade do programa é o EducaTrilha na Escola, que acontecerá no dia 31/03, das 8h às 11h.

    O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental e cultural que abrange escolas municipais, estaduais e particulares e é desenvolvido por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas ao Horto de Tupi. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica com representantes das escolas a uma área protegida. As inscrições das escolas municipais, estaduais e particulares para o Educa Trilha na Escola já podem ser feitas por meio do envio do termo de compromisso, disponível em,https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/inscricao, para educatrilhanaescola@gmail.com.

    A edição de 2022 do EducaTrilha na Escola tem o patrocínio da OJI Papéis e apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP), por meio do Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GED) e Programa Ponte (PE), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e Piracicaba Realizando o Futuro (Pira21).

    OUTROS PROGRAMAS – O Vem pro Horto tem a finalidade de aproximar a comunidade do Horto e tornar o local um espaço ainda mais voltado à educação sustentável. O PJ Tupi: educação integral e ambiental é desenvolvido com a Escola Estadual Pedro de Mello com formação de professores e visitas dos alunos. O Bacia Caipira é um programa realizado com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, que nesse ano abordará o tema Água, áreas naturais e saúde: é dando que se recebe. O Horto Florestal de Tupi está localizado na Rodovia Luiz de Queiroz, Km 149 – SP304.

 

    HORTO DE TUPI - Confira a programação do horto prevista para este ano, podendo sofrer alterações:

    09/04 - 9h às 13h: RPG no Horto;

    30/04 - 9h às 12h: Oficina Energia, lazer e cidades sustentáveis;

    06/05 -18h às 22h: Cinedebate do filme Amazônia: o Despertar da Florestania, seguido de trilha noturna;

    28/05 - 9h às 12h: Círculo de mulheres A história da mulher e os impactos causados nos papéis das mulheres contemporâneas;

    04/06 - 8h às 12h: Banho de floresta (atividade de percepção ambiental);

    25/06 - 9h às 12h: Oficina de saneamento ambiental, instalação de fossa ecológica;

    09/07 - 8h às 12h: Caminhada histórica e reflexões ecumênicas, como parte das comemorações do centenário de Tupi;

    06/08 - 10h às 16h: Apresentação musical e feira de empreendedorismo feminino;

    13/08 - 8h às 16h: Atividade de educação ambiental inclusiva;

    24/09 - 9h às 12h: Oficina Do Mato ao Prato 4;

    08/10 - 9h às 12h: Dia da Agroecologia;

    29/10 - 9h às 12h: As abelhas no nosso dia a dia 3;

    26/11 - 7h às 9h: Observando as Aves no Horto de Tupi;

    10/12 - 9h às 12h: Evento de encerramento.

Autoria: Fonte: Prefeitura de Piracicaba