×
16/04/2022 20h30 Há 737 dias
Projeto Saúde Nota10 leva banheiro itinerante à escola municipal

    O projeto Saúde Nota 10, executado pela área de Responsabilidade Social da Mirante, promoveu encontro na Escola Municipal Professor Aracy Moraes Terra para reforçar a conscientização sobre o uso correto da rede de esgoto. O evento contou com palestra lúdica, por meio de um ‘banheiro itinerante’, ministrada pelo analista de Responsabilidade Social, Jonatan Neves, para 110 alunos, além de professores, coordenador e diretor. A unidade educacional possui 286 alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre seis e 11 anos.

    Entre os temas apresentados, Jonatan reforçou a prática de não descartar nenhum tipo de lixo na rede de esgoto, principalmente papel higiênico, cotonete, fio dental, cabelo, entre outros. Esses e outros itens descartados no vaso sanitário, no ralo do box ou na pia do banheiro vão se acumulando na rede e podem provocar entupimentos nas tubulações, aumentar as chances de retorno de dejetos e mau cheiro nas residências, além de prejudicar o meio ambiente.

    O diretor da unidade, José Roberto Negrisolo, e a coordenadora pedagógica, Regina Aguiar, salientaram que ações como prevenção da dengue, utilização correta da água, além de projetos de leitura são realizados constantemente na escola. Contudo, a ação ambiental da Mirante foi de extrema importância para a consciência e mudanças de hábitos que são praticados irregularmente no dia a dia, como descarte de lixo na rede de esgoto.

    Segundo eles, “Foi maravilhosa essa participação da Mirante junto à escola, ensinando as nossas crianças de maneira lúdica, trazendo para a sala de aula a utilização correta das redes de esgoto. Nós ficamos muito gratos e esperamos que ações como esta sempre se repitam”.

    Para a professora Patrízia Simonato de Aguiar Casarollo, o evento fez um diferencial na programação escolar. “Ótima essa ação porque os alunos não têm esse conteúdo sobre o tratamento de esgoto. Apoio muito esta iniciativa e espero que ela seja repetida em todas as escolas”, afirmou Patrízia, opinião compartilhada pela professora Denise Lozano Farezini. “Essa palestra foi fundamental para esclarecer os alunos, e com certeza, a partir de agora, fará todo a diferença em seus cotidianos”, disse Denise.

    “Todo conhecimento adquirido nesta palestra, certamente terá uma ramificação muito positiva, pois sabemos que as crianças levarão para seus familiares. E mesmo que haja uma cultura enraizada de comportamentos irregulares, as famílias tendem a ouvir e acatar os ensinamentos quando são trazidos por seus próprios filhos. É o poder da criança na transformação da família”, completou a professora Cristiane Maria Tremocoldi.

Autoria: Ude Valentini Fonte: Aegea - Assessoria Piracicaba