×
05/05/2022 16h45 Há 803 dias
Radiologista da Santa Casa expõe em Jornada Paulista

    O médico radiologista Alexandre Borges, diretor do Instituto de Radiologia da Santa Casa de Piracicaba, foi um dos expositores durante a 52ª Jornada Paulista de Radiologia, no Transamerica Expo Center (TEC), em São Paulo, numa iniciativa da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA).

    Sob o tema “Um novo encontro: reunidos, afinal”, a Jornada contará com um grande número de participantes e com cerca de 40 cursos tradicionalmente realizados, incluindo Hands On.

Borges foi convidado pela empresa GE e falará sobre as aplicações da inteligência artificial na ressonância magnética e como esse processo impacta no fluxo hospitalar. Como exemplo, ele cita a Santa Casa de Piracicaba, onde o  investimento tecnológico volta-se  não apenas  à maior precisão no diagnóstico, mas também ao maior conforto do paciente na hora de fazer o exame.

    “Com o novo sistema de inteligência artificial, composto por um conjunto de software e hardware, é possível que os exames de ressonância magnética tenham muito mais qualidade e sejam realizados em até metade do tempo que aparelhos convencionais, o que se traduz em maior conforto e segurança, pois o paciente não precisa mais ficar imóvel em numa mesma posição por muito tempo, sem respirar em partes do procedimento ”, disse.

    Segundo Borges, toda essa tecnologia e inovação trouxe alterações também no fluxo de pacientes e na atuação dos funcionários em torno da ressonância para que a rapidez dos exames seja acompanhada pela logística da unidade, de forma que todos os processos e protocolos envolvidos na assistência estejam em perfeita harmonia de forma sincronizada.

    Ao falar sobre a importância do evento, Borges revela que a Jornada é considerada o terceiro maior evento de radiologia do mundo, superado apenas pelo Congresso Americano de Radiologia e pelo Congresso Europeu de Radiologia. “A jornada Paulista da Radiologia recebe professores convidados do mundo inteiro e esta é uma oportunidade excepcional de se manter atualizado para que possamos acompanhar a evolução tecnológica”, disse.

    "Segundo o radiologista, a Santa Casa de Piracicaba exerce, mais uma vez, seu papel de liderança adquirindo o único equipamento de ressonância 3 Tesla da região tornando-se uma das primeiras instituições no país e na América latina a receber essa tecnologia de inteligência artificial. “Um orgulho poder estar à frente deste processo com apoio da GE e da direção da Santa Casa”, considerou Borges.

Autoria: Fernanda Moraes Fonte: Santa Casa de Piracicaba