×
29/04/2022 16h00 Há 809 dias
Recital de Piano “Noite de Magia e Fantasia” na EMPEM

A Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) realiza hoje 29), às 19h30, na sala de Concertos Dr. Mahle, o Recital de Piano “Noite de Magia e Fantasia”, com os alunos e alunas de 5 a 12 anos das professoras Luciane Penati e Rosélys Alleoni. Gratuito. O recital conta com 22 estudantes mirins de piano interpretando obras do folclore e de grandes compositores como J. S. Bach, C. Weber, J. Portaro, L. V. Beethoven entre outros.



Tocar um instrumento traz muitos benefícios 

De acordo com estudo publicado no jornal Psychology of Music (Psicologia da Música), "crianças expostas a um programa de vários anos de ensino de música, envolvendo treinamento complexo de ritmo e habilidades práticas, apresentaram uma performance cognitiva muito superior em leitura do que outras crianças que não tiveram o treinamento musical.  

Segundo as professoras Luciane e Rosélys, não é surpresa saber disso, já que o estudo da música envolve constante leitura e compreensão. Quando o aluno vê uma nota em uma página, ele tem de reconhecer o nome da nota e traduzir em um movimento com o corpo. Ao mesmo tempo, tem de entender o ritmo e reproduzir o padrão rítmico. 

Na maioria das vezes, a música reflete o ambiente criativo da época em que foi criada. Além disso, quando se estuda música aprende-se também vários estilos, como clássico, medieval, folclórico, etc. Música em si é história, cada canção possui um plano de fundo e entender o que estava acontecendo no momento da composição é essencial para compreender a obra.  

Portanto, música é arte. Assim como um pintor expressa suas emoções em um quadro, um músico também expressa emoções ao compor ou interpretar.  

Em termos de aprendizado, esse processo é comprovadamente uma forma de terapia, como já vem sendo muito utilizada como forma de terapia para crianças e adultos com autismo, depressão e outros tipos de doenças.  

“Tocar um instrumento musical pode ser uma das melhores experiências da vida.  É muito gratificante você tocar um instrumento e ver que as pessoas estão gostando. Fazer uma performance muito boa e escutar os aplausos da plateia é uma sensação ainda mais emocionante”, afirma Rosélys Alleoni.

“A música é sua própria experiência, seu pensamento, sua sabedoria. Se você não a viver, ela jamais vai sair do seu instrumento”. (Charlie  Parker)


    SERVIÇO

    Recital de Piano “ Noite de Magia e Fantasia'

    Quando – Sexta-feira (29) - às 19h30 - gratuito

    Onde – Sala de Concertos Dr. Mahle, na Empem, rua Santa Cruz, 1155, B. Alto, Piracicaba

    Informações - (19) 3422-2464. / (19) 99935-2220 (whatsapp)


  Fotos: Empem - Divulgação


Autoria: Fonte: Escola de Música de Piracicaba