×
05/04/2022 06h30 Há 780 dias
Santa Casa teve papel fundamental para o levantamento de dados na pandemia, diz Sindhosp

    A Santa Casa de Piracicaba recebeu a visita do coordenador regional do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde) do Estado de São Paulo, José Benedito Filho. Ele fez questão de agradecer pessoalmente a equipe do hospital por ter sido peça importante nos últimos 18 meses da pandemia, com o envio de dados e informações para que a entidade pudesse elaborar material de pesquisa a respeito dos casos, reunidos no eBook “Uma análise da pandemia no Estado de São Paulo”. O material é de acesso público pelo site sindhosp.org.br.

    De acordo com Benedito Filho, as pesquisas realizadas a partir do colhimento de dados dos hospitais que se propuseram a participar, serviram de municiamento de informações às mídias. “Todas as informações passadas à imprensa eram de total lisura e transparência, mostrando o que realmente acontecia nas unidades, desde a quantidade de pacientes, sua idade e grau de gravidade à falta de insumos e pessoal para trabalhar", disse. Segundo ele, o Sindhosfil é fonte fidedigna de informação e a mídia de todo Brasil procurou pela Entidade para obtenção desses dados. "A entrega do troféu à Santa Casa destaca o importante papel da Instituição para a compilação dos dados, durante todo o ano de 2021", disse.

    Além da área técnica, o Sindhosp fez levantamentos na área de recursos humanos. “Nossa pesquisa também revela a falta de profissionais, dificuldades financeiras dos hospitais, principalmente das Santa Casas, que deixaram muitas das suas cirurgias eletivas para atender as emergências durante a pandemia", considerou. Benedito Filho exaltou o comportamento da Santa Casa de Piracicaba, que segundo ele,  colaborou de forma expressiva e importante para dar transparência a esses números. Ele revela que 200 hospitais do estado de São Paulo colaboraram com o envio de dados.

Autoria: Fonte: Santa Casa de Piracicaba