×
18/05/2022 09h00 Há 697 dias
Saúde de Capivari organiza ações no Dia da Luta Antimanicomial

Hoje (18) é celebrado nacionalmente o Dia da Luta Antimanicomial, campanha idealizada através de uma reivindicação antiga dos profissionais da Saúde para que pessoas com sofrimento mental não sejam isoladas da sociedade. Pensando nisso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, vai organizar uma série de ações em alusão a campanha até o final do mês de maio sobre o tema.

As diferentes unidades da Secretaria de Saúde vão se mobilizar em ações diferentes; o Ambulatório de Saúde Mental organizará palestras em escolas do Ensino Fundamental II, a fim de sensibilizar os adolescentes sobre o assunto, tendo como principais tópicos o sofrimento na vida e a importância de superar as barreiras do preconceito. Ministradas pela psicóloga Silmara Tanabe, do Ambulatório de Saúde Mental, as palestras vão acontecer nas escolas municipais Augusto Castanho, no dia 19 de maio, e Laura Quagliato Pacheco, nos dias 24 e 26 de maio, às 08h e às 13h.

Além disso, a unidade ainda organiza hoje (18) um grupo contanto com pais e crianças que frequentam o Ambulatório de Saúde Mental, estimulando a brincadeira com observação dos profissionais. No dia 25 de maio, uma roda de conversa também será disponibilizada ao mesmo público, no mesmo local, contando com a presença da terapeuta ocupacional, Terezinha Aroca, do Caps II “Reviver”.

O Caps II “Reviver”, por sua vez, também vai organizar ações em alusão a Luta Antimanicomial. Hoje (18), a unidade situada na rua Sinharinha Frota, 290, Centro, estará de portas abertas para que a população possa visitar o local e entender mais do trabalho desempenhado pelos profissionais. As visitas estarão disponíveis das 09h às 11h e das 13h às 16h, contando também com jogos e sessão de cinema.

Já o Caps AD “Renascer”, organiza uma feira de artesanato na Praça Central amanhã (19), a partir das 08h, com objetos confeccionados pelas pessoas que frequentam a unidade. Durante o evento, acontecerá também uma oda de conversa, além de atividades laborais e recitação de poemas, como também aferição de pressão arterial e controle de glicemia.

Durante todo o mês a Secretaria de Saúde divulgará mais informações sobre o tema e a campanha. Em caso de dúvidas, a pasta atende através do telefone 3492-8200.

Autoria: Fonte: Prefeitura de Capivari