×
24/09/2022 08h13 Há 609 dias
Sistema de vigilância Córtex é implantado em Piracicaba

    A Guarda Civil de Piracicaba iniciou neste mês de setembro a utilização da ferramenta Córtex - Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública -, gerida pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), vinculada ao Ministério da Justiça. A plataforma - considerada importante no combate ao crime - permite a gestão de operações por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária a partir da leitura de placas de veículos captadas por câmeras.

    O convênio entre o Ministério da Justiça e Piracicaba foi anunciado em abril, durante solenidade de aniversário de 119 anos da Guarda Civil. O treinamento dos operadores, que são os guardas-civis que atuam na Central de Operações da Guarda Civil (COP), foi iniciado no fim de agosto e o início da implantação efetiva aconteceu neste mês de setembro.

    Segundo o comando da GC, a Córtex será utilizada, inicialmente, para pesquisa e a intenção é integrá-la ao sistema de monitoramento já existente na Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), também da Guarda Civil, composta por 138 câmeras. Essa integração será possível com atualização do sistema de monitoramento e software próprio para integração dos bancos de dados.

    Para o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, o início do funcionamento vai ao encontro da sua proposta de planejamento estratégico desenhado para a Guarda. "Queremos transformar Piracicaba em uma cidade inteligente e o sistema Córtex vem ao encontro desse nosso anseio", disse Nunes.

Autoria: Fonte: Prefeitura de Piracicaba